5 coisas que podem fazer sua loja falir - Bucalo
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5 coisas que podem fazer sua loja falir

Publicado em 01/09/2017

Existem inúmeros fatores que levam à falência prematura de lojas de quaisquer segmentos, sendo bem impressionante como os mesmos problemas são recorrentes na maioria dos casos, sobretudo quando se trata de pequenos e médios negócios.

A negligência na fase do planejamento prévio, a falta de conhecimento administrativo, não ouvir as preferências dos clientes, não investir em inovação e criatividade são algumas das principais razões para que as lojas quebrem. Em seguida podemos identificar: não contar com profissionais capacitados e a falta de resiliência dos profissionais envolvidos.

Para você não ser mais um lojista do ramo da decoração a ver todos os seus esforços desperdiçados, listamos 5 coisas que podem fazer sua loja falir, portanto, devem ser evitadas por você a qualquer custo!

1. Falta de planejamento

Não contar com um bom planejamento prévio ou um plano de negócios bem definido costuma ser um dos principais fatores que levam as empresas a falirem, pois o planejamento é o pontapé inicial para que qualquer negócio alcance o sucesso, até porque, é ele que orienta os rumos do negócio.

Quanto mais detalhado e claro for o plano de negócios, melhor! É fundamental que os objetivos estejam bem definidos, a concorrência e o público-alvo sejam estudados minuciosamente e as devidas projeções financeiras sejam efetuadas. Mas não esqueça: o planejamento deve ser consultado periodicamente a fim de verificar se a loja está no caminho certo ou se será necessário reprogramar a rota.

2. Não ouvir as preferências dos clientes

Uma falha comum em negócios que vieram a decretar falência é o fato de seus donos não terem ouvido os seus clientes e considerado suas necessidades, críticas e sugestões, pois são justamente eles que fazem o negócio girar. Não tomar conhecimento das suas preferências é uma atitude altamente arriscada para o empreendimento.

Coletando as informações sobre o perfil dos clientes, é possível ter insights sobre melhoria nos produtos e promover um atendimento personalizado. Sem isso a sua loja será apenas mais uma no mercado, o que pode vir a comprometer as vendas, o seu faturamento e, consequentemente, o bom andamento do negócio.

3. Não investir em inovação e criatividade

Ignorar a inovação e a criatividade é um grande tiro no pé que muitos lojistas correm o risco de dar e se prejudicar. Isso porque esses são elementos essenciais para que o negócio esteja sempre se atualizando e oferecendo produtos diferenciados e de qualidade a seus clientes, que terão cada vez mais seus anseios e necessidades atendidos, aumentando assim o seu grau de satisfação com a loja.

Assim, fica muito claro que, quando estas questões são ignoradas, a loja corre o risco de não crescer e se manter estagnada enquanto sobreviver e ficar muito atrás da sua concorrência.

4. Não contar com profissionais capacitados

Esse é um dos pontos mais importantes, pois estamos falando do principal ativo que vai ajudá-lo a conquistar os melhores resultados e fazer a sua loja crescer continuamente.

Se os profissionais que você tem não estão capacitados tecnicamente e comportamentalmente, é necessário encontrar formas de mudar esse cenário já que, sem uma equipe altamente competente, qualificada e comprometida, a jornada empreendedora se torna muito difícil de ser percorrida.

5. Falta de resiliência

A jornada empreendedora é cercada por acertos e erros, por isso, o empresário que consegue lidar bem com essa situação tem muito mais chances de se manter atuante e mais competitivo no mercado.

Compreender que as falhas são essenciais e contribuem para o crescimento da empresa e de todos os envolvidos nos processos organizacionais faz com o negócio amadureça, se mantenha forte e passe longe da tão temida falência.

Analise como a sua loja de decoração se encontra hoje e, se estiver cometendo algum desses erros, verifique como pode mudar esta realidade agora mesmo. Só assim você ficará atuante no mercado por muito mais tempo!

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