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Por que abrir uma loja de decoração?

Publicado em 23/06/2017

Se você deseja se tornar dono do seu próprio negócio e imagina uma loja como opção viável, uma excelente ideia é abrir uma loja de artigos para decoração de ambientes.

O setor vem crescendo e tem demonstrado ser uma boa opção para que tem o sonho de empreender, não apenas pelo maior interesse das pessoas em decorar suas casas e escritórios, mas também pelos lucros que esse tipo de negócio tem gerado. Estima-se que o setor movimenta cerca de R$5 bilhões anualmente, somente no Brasil.

Algumas lojas desse segmento vendem apenas objetos decorativos, como murais, quadros, porta retratos, vasos, etc. Já outras lojas vendem de tudo um pouco: papéis de parede, objetos decorativos, cortinas e móveis com design diferenciado, o que é muito bom porque dessa forma é possível atingir uma boa fatia de mercado, já que a variedade costuma atrair alguns clientes que querem comprar alguns produtos e se convencem a levar outros.

Ou seja: é uma ótima oportunidade para abrir uma loja de decoração! Para isso, separamos algumas dicas rápidas para você se organizar e se planejar:

 

Localização e concorrência

A concorrência nesse setor é pesada, mas o mercado demonstra que há espaço para mais lojas desse segmento. Contudo, é preciso adotar algumas medidas para evitar a perda do capital inicial investido.

Por exemplo, para escolher a localização ideal, você pode pesquisar em fontes oficiais, como prefeitura, IBGE, associações específicas, entre outros órgãos que possam te ajudar na definição do espaço para driblar melhor a concorrência.

Se a sua intenção for atingir um público de classe média alta, opte por um imóvel em bairros comerciais nobres e invista bastante na estrutura, nas vitrines e decoração da sua loja. Para atrair o seu público-alvo, a decoração da sua loja precisa ser impecável!

Veja mais sobre esse assunto no post Como escolher um ponto comercial para sua loja.

 

Potenciais clientes

Se você está realmente interessado nesse modelo de negócio, é importante saber quais são os seus potenciais clientes, que podem ser pessoas que estejam decorando sozinhas, interessados em presentear com produtos diversos, recém-casados montando uma casa e pessoas que procuram por algo diferente para dar um toque a mais no espaço em que vivem ou trabalham.

Além desses potenciais clientes para a sua loja de decoração, existem outros clientes essenciais para seu negócio ser bem-sucedido: são os profissionais da área de decoração. Se esses tiverem um bom relacionamento com você e sua loja, vão recomendar para seus clientes que visitem seu espaço ou até mesmo vão levá-los pessoalmente, o que pode ser uma forma excelente de divulgação da sua loja.

Para atrair decoradores e demais profissionais na área a dica é que você apresente seu espaço. Você pode oferecer uma pequena festa de inauguração e distribuir cartões de visita para indicação.

 

Perfil do dono da loja de decoração de ambientes

Se você já for da área, excelente, pois não encontrará muitas dificuldades pela frente. Mas se não for de fato um especialista, é fundamental que você tenha o mínimo de conhecimento sobre o mercado, possível lucratividade e onde encontrar produtos de qualidade para a sua loja.

Para se preparar é recomendado:

  • Ler as publicações voltadas para a decoração, como revistas, guias especializados e artigos na internet.
  • Conhecer a concorrência. Aprender com os erros e acertos dos outros é uma forma sábia de estabelecer uma conduta assertiva.
  • Visitar outras lojas de decoração periodicamente é muito importante, pois serve para avaliar os concorrentes, verificar que tipo de produtos são oferecidos, a faixa de preço, entre outros.

 

Disposição dos artigos de decoração

É fundamental que uma loja de decoração seja dividida por ambientes, oferecendo produtos específicos em cada seção, pois facilita o olhar do cliente para encontrar aquilo que procura.

Além de facilitar o atendimento aos consumidores, isso também proporciona mais agilidade aos vendedores na busca de itens, preços e consulta de estoque.

 

Funcionários

Você deve estabelecer a quantidade de funcionários da sua loja de decoração a partir do tamanho e porte da mesma. Para um negócio de médio porte, por exemplo, o ideal é contratar inicialmente três vendedores.

Os vendedores devem conhecer a fundo os produtos e suas características, saber identificar as necessidades dos clientes, estarem atualizados com as tendências de mercado, fazer um excelente atendimento, entre outras atribuições.

O ideal é que seus funcionários passem por cursos de qualificação profissional para aprimorar a forma de abordagem e atendimento ao cliente, que é o carro chefe para qualquer loja, independentemente do ramo de atividade.

 

Agora que você já sabe que investir em empreendimentos de decoração é um ótimo negócio, o que está esperando para abrir a sua loja?

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