Casa sustentável: decoração com pallets - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Casa sustentável: decoração com pallets

Publicado em 27/07/2017

Muito tem se falado sobre sustentabilidade e o que podemos fazer para ajudar a evitar o desperdício. Para quem gosta de trabalhos manuais e se dá bem com isso, uma boa ideia é reaproveitar objetos que iriam para o lixo, como é o caso dos pallets.

É possível fazer uma decoração com pallets e transformá-los em peças lindas e úteis para praticamente todos os ambientes. É um material que muitos acabam jogando fora e mesmo se você não conseguir de graça, é possível comprar bem baratinho. Veja aqui como fazer alguns móveis com pallets e tenha ótimas ideias para aplicar na sua casa.

Como fazer uma decoração com pallets

Antes de começar a montar, é preciso tratar a madeira do pallet. Veja o passo-a-passo para que os móveis tenham maior durabilidade:

1) Lixe a madeira no sentido dos veios. Retire todas as farpas que possam existir, pois isso garante a segurança de todos, além de retirar também alguma sujeira ou mofo que possa existir. Use uma lixa 60, específica para madeira, para retirar o grosso e depois use lixas mais finas como a 150 e 180 para dar o acabamento.

2) Aplique massa corrida em qualquer falha que possa existir.

3) Como o pallet é feito de madeira macia, acaba por ser a comida preferida dos cupins e, para afastar essas pragas, passe duas camadas de cupinicida e deixe a madeira secar e descansar por, no mínimo, 24 horas no verão e 36 horas no inverno. O cupinicida você encontra em lojas de material de construção.

4) Se o pallet for ficar em área externa ou pegar sol, é preciso proteger a madeira das intempéries e dos raios solares com um impermeabilizante. Existem três tipos de cobertura para impermeabilização: brilhante, mate ou acetinada.  A brilhante deixará com um aspecto de verniz, já o mate é considerado fosco e o acetinado possui brilho, mas nem tanto quanto o brilhante, podemos dizer que é o meio-termo entre o brilhante e o fosco, explicando mais grosseiramente.

5) Se você não quiser pintar o pallet, então já pode criar o móvel que tem em mente, mas caso queira pintar, use uma primeira camada de tinta látex (chamada também de PVA) na cor branca para criar uma base e deixe secar de um dia para o outro. Passe massa corrida para preencher qualquer parafuso que tenha ficado à mostra (se preferir) e se quiser deixá-lo colorido aplique tinta esmalte, de duas a três demãos para ficar com a pintura bem uniforme.

6) Por último e se quiser, por conta da estética, aplique verniz incolor e escolha o efeito desejado: brilhante ou fosco.

Decoração com pallets na sala de estar

A sala de estar é o ambiente em que é possível fazer uma bela decoração com pallets e criar vários móveis.

Para o sofá: você pode empilhar de dois a três pallets um em cima do outro, dependendo de como quer a altura. Se a decoração da sala de estar é mais divertida, pinte todo colorido ou se for mais sóbrio, deixe em uma cor mais neutra, como o preto, branco ou cinza. Se quiser deixar a sala com ar mais rústico, não pinte a madeira e deixe sua cor natural à vista.

Para a estante: crie um painel com algumas prateleiras e faça uma estante de livros ou faça caixas com pallets e empilhe-as para dividir um ambiente do outro e ainda assim ter espaço para guardar o que quiser.

Para o painel de tv: junte alguns pallets lado a lado e faça um painel para embelezar sua sala de estar. Dê o acabamento que quiser e pendure na parede em que ficará a TV.

Para o centro de mesa: faça ou compre pezinhos para o centro de mesa ou se quiser, compre rodinhas, para que possa mover seu centro de mesa de um lado para o outro, para facilitar a limpeza e sua locomoção. Coloque um tampo de vidro para proteger um pouco mais e pronto.

Para o rack: faça as portas da frente com os pallets e vá estruturando com as ripas de madeira.

Decoração com pallets na sala de jantar

E que tal poder ter suas refeições em uma mesa feita com pallets? Use a imaginação e deixe sua sala de jantar mais rústica. Você pode colocar um tampo de vidro para proteger a madeira do dia-a-dia das refeições.

Decoração com pallets no terraço

Para quem gosta de cuidar de plantinhas e quer ter sempre alguns temperos à mão sem agrotóxicos, é legal poder ter uma horta em casa! Retire algumas ripas do pallet e pregue na parte debaixo de algumas outras ripas, para que forme uma caixa onde ficarão os vasos de plantas.

Você pode também criar sofás para o terraço e deixá-lo mais charmoso. E olha só que divertido fazer um balanço?

Decoração com pallets no quarto

Seguindo a ideia do sofá, é possível criar camas tanto para adulto quanto para crianças e até para cachorros, de um jeito bem interessante e criativo. Deixe suas ideias fluírem e crie objetos inusitados.

Outro jeito de usar o pallet no quarto é fazer um criado-mudo ao lado da cama, para apoiar e guardar o que quiser ou ainda uma cabeceira.

Pode ainda fazer o pallet de sapateira de uma forma muito rápida. É possível até fazer um armário para suas roupas!

Decoração com pallets na cozinha

Faça prateleiras para colocar os potes de mantimentos e temperos e deixe sua cozinha um chame.

Se você acha que não conseguirá trabalhar com a madeira, tirar uma ripa aqui e colocar outra ali, peça a ajuda de um marceneiro para que ele faça isso para você e depois use sua criatividade e as ideias que mostramos para você e invente infinitas possibilidades para deixar sua casa mais charmosa e sem gastar quase nada na decoração com pallets!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: