Como aproveitar a luz natural em casa - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Como aproveitar a luz natural em casa

Publicado em 16/02/2017

Aproveitar a luz natural em casa só traz vantagens: além de deixar o ambiente mais agradável, amplia os cômodos e ajuda a economizar muita energia. Ou seja: um cômodo bem iluminado é bonito e funcional!

Por isso, hoje vamos dar algumas dicas para você conseguir aproveitar a luz natural em casa:

Ambientes abertos

Ambientes que não possuem uma parede entre eles são perfeitos para aproveitar a luz natural. Basta apenas um deles ter janelas que o outro se encherá da luz vinda de lá.

Demos várias dicas de como dividir espaços num ambiente aberto, clique aqui para ler. Se você não se sente confortável com a ideia de cômodos totalmente abertos, você pode investir em portas de vidro, vãos ou até mesmo tijolos de vidro, que deixam a claridade passar, porém mantendo um pouco da privacidade.

Tire as cortinas

A melhor forma de aproveitar toda a luz natural que entra pela sua janela é abolir as cortinas. Porém, se o cômodo pega uma luz solar muito forte durante o dia e tem objetos que possam estragar, como livros, por exemplo, é melhor investir em vidros com camadas de proteção UV.

Se você quer ter cortinas de qualquer jeito para preservar sua intimidade ou barrar a luz solar em alguns momentos, mas seu cômodo é apertado, cortinas comuns irão acabar ocupando um trecho da janela. Nesse caso, o uso de persianas que podem ser recolhidas até o topo da janela é mais recomendado para aproveitar toda a luz da janela. Para conhecer mais sobre os tipos de cortinas e como utilizar cada uma delas, clique aqui.

Móveis bem planejados

 

Móveis bem planejados não significam, necessariamente, ter móveis planejados em toda a sua casa. Mas sim, que você planejou cuidadosamente a disposição e organização deles ao longo de cada cômodo.

Isso evita que uma estante muito alta, por exemplo, acabe barrando sem querer a entrada de luz natural no ambiente, ou que um armário de profundidade grande tape a luz em um quarto pequeno demais.

Tudo de vidro

Se você tem a possibilidade de fazer uma grande reforma, a instalação de paredes de vidro ou teto de vidro deixará sua casa super iluminada!

Invista em placas de vidro que vão desde o chão até o teto e veja seu ambiente se tornar muito mais amplo e cheio de luz!

Existe também a possibilidade de instalar tetos móveis, que se abrem quando há a necessidade, muito usado em jardins de inverno e varandas.

Claraboias ou luz tubular

Já faz tempo que as claraboias deixaram de ser feios acessórios instalados no teto para trazer iluminação natural.

Atualmente, existem claraboias de vários formatos e acabamentos que se parecem exatamente com luzes indiretas.

A diferença das claraboias para as luzes tubulares é que as primeiras são apenas instaladas exatamente em cima do cômodo que irão iluminar. Já as luzes tubulares são, literalmente, tubos metálicos que transportam a luz natural para qualquer cômodo da casa, até mesmo subsolos!

 

Já decidiu qual método usar para aproveitar a luz natural em casa e ainda colaborar para um mundo mais sustentável?

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: