Como dividir espaços num ambiente aberto? - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Como dividir espaços num ambiente aberto?

Publicado em 12/01/2017

Hoje em dia, com os apartamentos cada vez menores, muitas plantas são feitas sem a divisão real com paredes, deixando sala de jantar, sala de estar e cozinha abertos. Mas como dividir espaços num ambiente construído dessa forma?

A ideia dos apartamentos tipo loft ou studio é otimizar espaços, e uma parede pode fazer com que um pouco do espaço seja perdido. Por isso, para aproveitar cada metro do imóvel, os ambientes principais simplesmente não têm parede.

Ok, mas como dividir espaços num ambiente aberto sem que tudo fique uma bagunça? E como garantir que seu cantinho tenha personalidade e estilo? A Bucalo trouxe várias ideias para você dividir a sala e a cozinha de formas criativas!

Cores diferentes

A solução mais simples para dividir espaços num ambiente aberto é, sem dúvidas, usar cores diferentes! Escolha cores complementares, análogas ou até mesmo triádicas (deixando uma cor do meio para transição entre os ambientes) para deixar bem marcado o que pertence a cada ambiente.

Você pode até mesmo usar pequenos detalhes ou objetos de uma cor no ambiente oposto. Por exemplo: sala em vinho e cozinha em preto e branco, mas com objetos de decoração e utensílios vermelhos, e a sala com almofadas pretas.

Assim, será possível criar um jogo interessante de cores, deixando seu apartamento com muita personalidade!

Revestimentos diferentes

Essa proposta é uma evolução da ideia de usar cores diferentes para separar ambientes abertos. Aqui, além de separar por cores, você também pode usar revestimentos diferentes em cada local.

Um exemplo? Um papel de parede para a sala e azulejos (nas mesmas cores ou um tom abaixo) na cozinha. Lembre-se de que em apartamentos tipo studio, geralmente o piso é o mesmo para os ambientes abertos, então seus revestimentos devem ser escolhidos de forma a combinar com todo o grupo.

Mesa de jantar ou bancada

Algumas plantas de lofts já contam com uma bancada dividindo o ambiente em sala e cozinha. A bancada é ótima para causar uma integração social entre quem está cozinhando e quem está na sala, pois normalmente ela fica voltada de frente para as pessoas da sala, fazendo com que todos os olhares se encontrem.

Se colocar bancada não é a sua escolha, uma ótima opção é uma mesa de jantar entre os dois ambientes. Essa solução funciona particularmente bem em ambientes que são mais retangulares, mas nada impede você de usar uma mesa menor para se adaptar ao tamanho do seu imóvel.

Estantes

Para ter um pouco mais privacidade entre um ambiente e outro sem a necessidade de uma parede, a instalação de estantes é a melhor ideia para criar a divisória pois, além de separarem o local, otimizam o espaço por conter nichos onde você poderá guardar livros, objetos de decoração, etc.

Se a estante for vazada, melhor ainda, pois as pessoas terão acesso aos objetos de ambos os lados!

Painéis

A ideia de utilizar painéis para dividir espaços é cheia de personalidade! Por ser grande e ficar praticamente permanente no mesmo local, escolha bem o tema ou o desenho. Existem várias opções no mercado, inclusive modelos que vão do chão até o teto, sendo perfeitos para este fim!

Iluminação

Se o seu ambiente é totalmente aberto, sem nichos, estantes, painéis, mesas ou outros móveis, uma ótima maneira de delimitar bem a divisão dele é usando diferentes iluminações em cada canto.

Você pode escolher desde modelos de lustres diferentes, como um castiçal ou pendente na sala e spots na cozinha, como também alternar entre luz branca e luz amarela, para mudar totalmente a atmosfera de cada ambiente.

Conta pra gente como dividir ambientes abertos da melhor forma!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: