Saiba como escolher tapetes para sua decoração - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Saiba como escolher tapetes para sua decoração

Publicado em 20/12/2016

Como escolher tapetes para sua casa? Você já se fez essa pergunta? Imagino que não, pois muitas pessoas pensam que é simplesmente escolher um tapete com dimensões e texturas de seu agrado e colocar no ambiente que quiser.

Claro que você pode fazer desse jeito, mas com algumas dicas e macetes, qualquer cantinho da sua casa ficará mais aconchegante e elegante!

O tapete existe desde 500 a.C. e surgiu no Irã, mas era utilizado somente para proteção contra o frio e eram feitos com materiais mais pesados como a lã e o algodão, que eram mais baratos e para os mais ricos, os tapetes eram feitos de seda e estes eram muito utilizados nas paredes, como peças de exposição.

Hoje a maior parte da produção não é mais artesanal e sim mecânica, e o seu custo diminuiu consideravelmente por conta disso, então atualmente é fácil encontrar ambientes que possuam um tapete.

Hoje ensinaremos como escolher tapetes para qualquer cômodo da casa, de modo a ser útil e seguro, além de somente decorar um ambiente.

Dicas gerais

O objetivo de se colocar um tapete é integrar os móveis, melhorar a acústica e proporcionar conforto.

Escolha o tapete depois que toda a decoração do ambiente for feita, pois assim fica mais fácil ter a visão do todo e analisar qual tapete ficará melhor no ambiente. Mas se você gostou muito de um tapete e quer que ele seja o protagonista do lugar, cuidado com o restante da decoração. Cor forte no tapete pede decoração com cores mais neutras e vice-versa.

Se um móvel ou parede é estampado, cuidado ao escolher o tapete. Deixe que ele seja mais suave e não roube a atenção.

Para não errar, o melhor é utilizar um tapete mais colorido, com estampas e para o restante da decoração, deixar com cores mais suaves. Aqui o divertido é brincar com a variedade de cores, dimensões e texturas que só o tapete pode proporcionar.

Combine as cores dos tapetes com o restante da decoração. Para facilitar sua vida na hora de escolher as cores que melhor combinam, veja o post “Harmonização de cores na decoração”.

  • Caso você seja alérgico, não pense que não pode utilizar tapetes! Simplesmente escolha os de fibra sintética, que são mais resistentes ou com tratamento anti-ácaro.
  • Os tapetes são bem-vindos em todos os cômodos da casa, mas como escolher o tipo certo de tapete é que é o truque para que o ambiente fique confortável e funcional.
  • O tapete fica bem em qualquer tipo de revestimento de piso, desde que não seja colocado em pisos com carpete.
  • Se possível, compre tapetes feitos sob medida, pois assim você poderá utilizar melhor o espaço que tem e personalizar de acordo com cada ambiente.
  • Cuidado com idosos e crianças. Compre tapetes antiderrapantes ou cole fitas antiderrapantes debaixo dos tapetes para que eles não tropecem.
  • Para casas com bichinhos de estimação, utilize tapetes de poliéster, pois são mais fáceis de lavar.
  • Se o ambiente for grande, escolha tapetes grandes também. As dimensões dos tapetes variam de acordo com as dimensões dos ambientes.
  • Para ambientes maiores, não tenha medo de utilizar tapetes de cores mais escuras e para ambientes menores, cores mais claras, para dar a sensação de ambiente maior.

Salas de estar

Caso o sofá ou parede possua estampas, faça uso do tapete de cores mais suaves e neutras.

Coloque o tapete por baixo do sofá e deixe aparecer o piso em volta, para formar uma moldura.

Sala de jantar

O tamanho do tapete dependerá da dimensão da mesa de jantar. O tapete precisa ser grande o suficiente para que a cadeira possa ser puxada ao se sentar, sem que as pernas dela enganchem no tapete.

 

Dormitórios

Utilize tapetes gostosos de pisar, pois é um ambiente de aconchego e conforto.

Escolha tapetes com fio de nylon de até 3 cm de altura.

Coloque o tapete por debaixo da cama, de modo que o tapete extravase por debaixo dela.

Não é necessário colocar o tapete por debaixo de criados-mudos ou armários.

Caso você possua uma cama Queen ou King size, opte por tapetes vazados no meio, para diminuir os custos, já que essas camas são muito maiores que as convencionais.

Cozinha

Quer saber como escolher tapetes para a cozinha? É fácil: use passadeiras, com comprimento que cubra as áreas da pia e do fogão.

Utilize tapetes antiderrapantes ou coloque fitas antiderrapantes por baixo do tapete.

Por questões de higiene, opte por tapetes de material sintético, por ser de fácil lavagem.

Banheiros

Não se utiliza mais tapete na frente do vaso sanitário, hein!

O jeito mais elegante de escolher o tapete é encontrar um que cubra a área central do banheiro e a dimensão dele dependerá do tamanho do banheiro.

Utilize aqui nesse ambiente também, tapetes antiderrapantes e sintéticos, para facilitar a limpeza.

Viu como é fácil colocar tapetes na sua casa de um jeito elegante e prático? Não deixe suas ideias só no papel, com a nossa ajuda você pode torná-las reais!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: