Como prevenir mofo nas paredes de casa? - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Como prevenir mofo nas paredes de casa?

Publicado em 18/11/2016

O mofo é conhecido como um dos grandes vilões que podem aparecer nas casas e sempre é muito temido. Geralmente, ele é descoberto apenas quando se decide fazer uma reforma ou redecorar um cômodo, pois nessas ocasiões os móveis são afastados e papéis de parede ou armários embutidos são retirados do local, revelando uma placa de mofo escondida. Como os fungos não crescem de um dia para o outro, muitas vezes o estrago já é grande e a extensão do mofo assusta quando é descoberto. Veja nossas dicas e saiba como prevenir mofo nas paredes da sua casa.

Mas e então, como fazer para prevenir mofo nas paredes de casa? Primeiro, é preciso conhecer alguns dos motivos por que fungos estão aparecendo no seu cômodo:

Ventilação inadequada

É uma das principais causas do mofo, tendo sua ocorrência mais comum em banheiros, pois, além de o ambiente ser fechado e sem muitas janelas para a circulação de ar, o vapor da água se condensa e costuma acumular bastante, geralmente no teto. É muito comum ver banheiros com uma faixa acinzentada no teto logo acima do box do chuveiro.

Em ambientes sem janelas, como closets ou despensas, por exemplo, o mesmo pode acontecer, principalmente se os móveis ficam dispostos muito perto da parede, abafando o local e criando um ambiente propício ao crescimento de fungos.

Infiltração e vazamentos

Pode ser que a causa do mofo seja a água. Nesse caso, o dano é muito mais profundo, pois costuma vir de dentro da estrutura, ou seja: dentro das paredes, canos e fundação da construção.

Por isso, infiltrações e vazamentos de água devem ser tratados com prioridade e urgência. Além de causar mofo, paredes com vazamentos internos se corroem com o tempo e podem, inclusive, desabar.

Erros na construção

Infelizmente, alguns erros na construção podem criar um ambiente úmido e favorável ao mofo:

  • Telhados e calhas que não escoam corretamente a água da chuva, hidráulica mal instalada ou com materiais de baixa qualidade.
  • Construir muros e paredes perto de encostas ou áreas de vegetação fechada sem aplicar um tratamento anti-umidade também pode acarretar em problemas com mofo no futuro.
  • Paredes recém-tratadas ou pintadas que não secaram completamente antes de receber móveis ou aplicação de papel de parede podem apresentar crescimento de mofo.

Como prevenir

Então, como prevenir o mofo nas paredes de casa? Alguns passos podem ser seguidos:

  • Ventilar é o segredo! Abra todas as janelas de sua casa ou apartamento por, pelo menos, 30 minutos por dia. Atenção: quando está calor demais, essa ventilação deve ser feita de manhã bem cedo ou durante a noite, pois o ar quente pode causar condensação em cômodos mais frios da casa.
  • Cuide especialmente da ventilação de ambientes com muita umidade e vapor, como a cozinha e o banheiro. Logo após um banho ou utilização do fogão, abra todas as janelas e seque as superfícies que ficaram condensadas demais. Em apartamentos pequenos, o ideal é a instalação de uma coifa ou exaustor.
  • Ao afastar móveis para lavar paredes e pisos, espere que o local seque completamente antes de recolocar a mobília, lembrando de sempre deixá-la com pelo menos 2 cm de distância da parede.

Siga essas dicas e você conseguirá prevenir mofo nas paredes de casa, tendo um ambiente livre de fungos e em perfeitas condições para aplicar seu papel de parede preferido. Acompanhe nosso blog para saber como tirar mofo em breve!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: