Conheça a decoração escandinava - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Conheça a decoração escandinava

Publicado em 14/02/2017

Para entender o que é a decoração escandinava, primeiramente você precisa saber o que é a Escandinávia, local que inspirou essa decoração.

A Escandinávia é a região geográfica que fica ao norte da Europa e compreende a Dinamarca, a Suécia, a Noruega, a Finlândia, as Ilhas Faroé, a Islândia e a Groenlândia. O estilo surgiu no século XX e foi inspirado nas características do artesanato regional e na paisagem ao redor e tem influência do clima local, que é sempre de muita escuridão por horas e horas e invernos prolongados.

Mas você deve estar se perguntando por que justo essa região serviu de inspiração para a decoração. Mostraremos agora os motivos e, se você gosta de uma decoração mais clean e simples, esse é o tipo de decoração que será de seu agrado!

A decoração escandinava tem como conceitos a simplicidade, o aconchego, a elegância, a sofisticação e a modernidade e combina o moderno com o tradicional. Aqui pintamos uma tela em branco com toque coloridos aqui e ali.

Cor

Na decoração escandinava, a cor predominante é o branco, pois a Escadinávia é uma região gelada e o branco remete ao gelo do local.

O branco favorece a iluminação, pois ajuda a melhorar a luz do ambiente e o torna mais fresco. Além disso, com o branco, tudo combina, então coloque quadros, plantas e objetos de decoração, sem perder o aconchego do ambiente. As plantas fazem referência à natureza, às paisagens naturais, como lagos, montanhas e florestas da região.

Combine o branco com madeira e tons terrosos e traga mais conforto para sua casa.O preto combina muito bem com o branco nesse estilo.

Você pode, vez ou outra, introduzir uma cor mais forte em algum objeto de decoração para dar um “up” no visual, mas sem se empolgar muito.

Tecidos

Os tecidos mais utilizados são os considerados naturais, como o linho, lã, algodão e couro, com suas cores neutras, como o branco, o bege, o cinza, o marrom e o preto.

Utilize materiais simples, pois ajudarão a trazer a elegância da decoração escandinava para sua casa.

Objetos de decoração

No estilo escandinavo, a simplicidade prevalece. Ao colocar objetos de decoração, cuidado para não sobrecarregar o ambiente com tanta informação e só coloque objetos que sejam úteis.

Cuidado com a organização, pois um espaço bagunçado não traz a paz e calma que esse estilo tanto pede.

Utilize tapetes e mantas mais fofas para o inverno e faça uso de almofadas com estampas com cores mais vivas.

Móveis

A decoração escandinava pede móveis mais ortogonais, com linhas retas e simples. Aqui, os móveis não possuem muitas curvas e nem muitos detalhes e normalmente são da cor branca.

Vale lembrar: só se usam móveis que tenham utilidade e não para preencher um ambiente.

Iluminação

As luminárias são clean e modernas e com formas bem definidas. Podem ser de teto ou de piso. Elas tendem a ser grandes e preferencialmente na cor preta.

Tente utilizar a iluminação natural ao máximo, muito importante nesse tipo de decoração, e deixe as janelas com visual mais limpo, sem muitos adornos e decoração extra.

Revestimento

O piso mais utilizado é a madeira, principalmente as mais claras, para trazer sensação de conforto.

Para as paredes você pode usar um revestimento mais bruto, como o concreto ou tijolo aparente, pois combinam muito bem com o estilo escandinavo. O tijolo branco é também uma característica desse tipo de decoração.

Crie um ambiente que pareça despretensioso, mas ao mesmo tempo em que lhe traga aconchego e simplicidade no modo de morar, sem muitos móveis e com espaços amplos, e pronto! Você já está dentro de uma decoração escandinava, digna de capa de revista!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: