Decoração com folhagens em ambientes fechados - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Decoração com folhagens em ambientes fechados

Publicado em 01/03/2017

Você que sempre fica de olho em revistas de arquitetura e decoração da moda e percebe que os ambientes são sempre tão vistosos e com vida? Pode reparar que sempre tem uma plantinha ali para dar um toque todo especial à imagem e com certeza ao ambiente também.

Saiba que é bem simples você fazer uma decoração com folhagens em qualquer cantinho da sua casa, mas para isso você precisará saber os tipos de folhagens que se adaptam melhor em ambientes fechados. Claro que se você tem um terraço ou uma varanda em que tenha grande incidência solar, a escolha da sua plantinha não será tão difícil, mas em ambientes fechados e com pouca luz, há tipos especiais que necessitam ou de menos cuidado, para quem quer ter um verdinho em casa, mas que não tem muito tempo ou as que precisam de menos luminosidade, pois assim vivem mais.

A decoração com folhagens servem para todos os cômodos da casa, mas também servem para ambientes corporativos, clínicas e consultórios, que normalmente não têm tantas janelas e quando têm, normalmente estão com as persianas fechadas para não atrapalhar a visão de quem trabalha no computador.

Veja aqui quais as plantinhas que mais se adaptam aos ambientes fechados e deixe qualquer cantinho mais vivo e charmoso.

Suculentas

A decoração com folhagens do tipo suculenta é muito fácil de ter em casa. Ela se dá bem em ambientes fechados e não precisa ser molhada diariamente, o que é ótimo para quem não dispõe de muito tempo. Essas plantas armazenam água no caule e nas folhas e por isso aguentam bem se você for viajar, pois só é necessário dar água uma vez por semana, pois mais que isso pode apodrecer sua raiz. Não regue em cima de suas folhas para que não queimem. Ah e ela não gosta muito de sol em geral, então é perfeito para colocar na recepção do seu consultório, se estiver sem graça.

Para que você saiba o tipo e o nome das suculentas, mostraremos alguns tipos de suculentas mais comuns e fáceis de serem encontradas:

  1. Echeveria (vulgo Rosa de Pedra)
  2. Orelha de Shrek
  3. Planta-jade
  4. Colar-de-pérolas
  5. Dedinho-de-moça

Você pode fazer um terrário com esses vários tipos de suculentas e criar um arranjo muito bonito para qualquer ambiente fechado e pode ter certeza que viverá por muito tempo.

Cactos

Os mini cactos, diferente dos cactos maiores, não devem ser expostos diretamente à luz solar, mas é ideal que o local seja luminoso. É um tipo de planta que também não requer muito cuidado e atenção, então regue uma vez por semana: no verão, uma colher de água por semana é o suficiente e no inverno, uma colher por mês, bem pouquinho mesmo.

Os cactos, em determinadas épocas do ano, geram flores delicadas que darão mais charme a qualquer lugar. Invista nesse tipo de folhagem.

Alguns exemplos de cactos são o Cactus Cereus e o Cactus Opuntia (imagens nessa ordem). O bom dos cactos é que são facilmente encontrados até em feiras de rua.

Você pode plantar e colocar os cactos em qualquer vaso que gostar ou então pense “fora da caixa” e plante em xícaras e latinhas, para dar um toque especial.

Folhagens

A decoração com folhagens propriamente dita renovam o ambiente. Esse tipo de planta é um pouco mais difícil de cuidar, mas nada que seja complexo. Cada planta desse tipo tem uma diferente forma de cuidado, ao contrário das suculentas e cactos, por isso vamos listar as mais conhecidas e como você deve cuidar.

  • Palmeira-ráfia: é uma planta semelhante ao bambu, com caule e folhas finas plissadas. É muito utilizada em decoração com folhagens mais voltada para o oriental, pois remete ao bambu. Sua rega deve ser feita regularmente, no mínimo uma vez por semana, lembrando de deixar a terra sempre úmida, mas não encharque o seu substrato, que é o local onde se desenvolvem as raízes. Coloque em vasos vistosos e no chão.
  • Pau Dágua: é considerado um arbusto e resiste à temperaturas mais frias, como as do ar-condicionado e não precisa ficar exposto ao sol. Ótimo para ambientes fechados. Você deve regar a planta sempre que verificar que a terra estiver seca.
  • Zamioculca: é a planta com folhagem mais fácil de cuidar, porque mesmo não cuidando direto, ela vai ficar bonita! Ela pode ficar tanto em ambientes com luz (não coloque com luz solar direta para não queimas as folhas) quanto sem luz e só precisa ser regada uma vez por semana.
  • Licuala: é uma palmeira que pode ser plantada sozinha em vaso ou fazer um jardim interno com outras plantas juntas. Ela pode ficar em ambiente fechado, mas precisa ficar em ambiente iluminado com luz indireta. Além de regar a terra, borrife água em suas folhas.
  • Areca: é uma palmeira bastante conhecida e serve como cerca-viva ou para colocar em vasos ou jardins. Ela pode ficar diretamente no sol, mas suas folhas ficam mais bonitas quando à meia sombra. Regue regularmente e não coloque em ambientes com ar-condicionado.

Flores

A decoração com folhagens com flores alegram o ambiente com suas cores vivas e vistosas. Quem não quer decorar sua casa com flores? O ruim na decoração com flores é que elas duram menos do que as outras citadas acima e por conta disso iremos mostrar quais folhagens com flores são mais resistentes. Assim você poderá ter um ambiente colorido por muito mais tempo.

  • Lírio da Paz: ótima opção para ambientes nem tão iluminados, pois essa planta floresce na sombra. Mas não por isso você vai deixá-la em um ambiente escuro. Toda planta precisa de um pouco de luminosidade para se desenvolver. Mantenha a terra sempre adubada e regue quando a terra estiver úmida.
  • Violetas: essa flor possui grande variedade de cores e formatos. Elam ficam ótimas em varandas, nos parapeitos e nas janelas. Cuidado para não deixá-la em luz direta, pois queima sua flor e folha. Regue uma a duas vezes por semana e só molhe a terra, para que não queime todo o resto.
  • Antúrio: flores com cores vermelhas e chamativas que dão um toque sedutor em qualquer ambiente. Deixe a meia sombra, ou em vasos ou em jardins, só que nesse caso embaixo de outras plantas maiores para que formem sombra nela. Deixe em local com luz indireta e regue sempre que perceber que a terra está seca.
  • Begônia: essa é uma flor um pouco mais difícil de cuidar, pois precisa ficar longe da luz direta do sol, da friagem e do vento. Adube bem a terra e regue sem molhar as flores e folhas.

Depois de tantas opções de plantas que mostramos, veja quais mais gostou e ouse na decoração com folhagens em qualquer cantinho que quiser!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: