Decoração com paleta de cores para você se inspirar - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Decoração com paleta de cores para você se inspirar

Publicado em 19/06/2017

Sempre que damos dicas de decoração aqui nos posts, parece que há muitas regras a seguir, mas vale frisar sempre  que na verdade o mais importante de todas as dicas é que você exponha sua personalidade, gostos e intuição nos ambientes.

As dicas que você vê servem para fazer com que seu ambiente fique mais coeso, caso você não tenha ideia nenhuma de como deixá-lo coerente e para que a decoração do espaço se torne agradável e aconchegante, ou de outra forma, dependendo do que quer imprimir naquele local.

Inspire-se com a decoração com paletas de cores inusitadas, chamadas de Far-Fetched e outras nem tanto para seu cantinho, para agradar a todos os gostos.

 

Paleta de cores para se inspirar #1

Já falamos algumas vezes sobre o Rose Quartz, mas para quem ainda não sabe, é a cor queridinha da Pantone do ano de 2016, juntamente com o Serenity. Esse tom de rosa predominou na paleta de cores do ano passado, mas continua em alta ainda esse ano como inspiração para o Millenial Pink, que vai do bege avermelhado até o pêssego.

O tom rosa pastel traz serenidade e conforto, para esquecer-se dos problemas do dia-a-dia e descansar corpo e mente no conforto de sua casa.

Esse tom de rosa combina bem com cores terrosas, como é possível perceber com a paleta de cores:

 

Paleta de cores para se inspirar #2

Veja essa combinação um pouco mais ousada.

Esse ambiente utiliza cores complementares como o azul puxado para o verde e os tons de laranja, mais claro e mais escuro, o que gera uma combinação harmônica.

O vermelho com o laranja formam as cores análogas, que são consideradas cores vizinhas no círculo cromático (quer saber mais sobre combinação de cores? Veja nesse post Harmonização de cores na decoração) e trazem uma harmonia vibrante.

Uma boa ideia, a partir dessa imagem, é escolher uma cor predominante e, nas outras cores, dar uma pincelada aqui e outra ali para não sobrecarregar o ambiente, principalmente quando se faz uso de cores complementares. É um ambiente que traz estímulos e é agradável aos olhos.

 

Paleta de cores para se inspirar #3

Se no ambiente anterior mostramos cores mais vibrantes, aqui predominam cores fortes também, mas em tons mais fechados.

Essas cores combinadas trazem alegria e ainda assim aconchego.

O amarelo, o vermelho e o verde são considerados cores tríades, ou seja, possuem um alto contraste visual, além de gerar contrastes interessantes.

O vermelho e o verde são cores complementares e que geram harmonia, pois não são utilizadas em excesso.

 

Paleta de cores para se inspirar #4

Já nesse outro ambiente, ainda assim existe a combinação de cores complementares entre o vermelho e o verde, mas o tom dessas cores mais suaves deixa o ambiente mais calmo, diferente do ambiente acima.

Então além de trabalhar as cores do círculo cromático, é interessante trabalhar com as diferentes nuances e tons para obter resultados diferentes para uma mesma cor.

Além de esse ambiente fazer uso de cores complementares, aqui também se usa uma harmonização monocromática, com os diversos tons de verde, que é o jeito menos ousado e fácil de decorar um ambiente. O quarto não fica monótono porque há pitadas de vermelho e cor de madeira, para trazer mais vida.

 

Paleta de cores para se inspirar #5

Aqui se utilizam as cores primárias – amarelo, azul e vermelho – que são consideradas tríades e valorizam a riqueza das cores, além de fazer uso do verde, que é a mistura do azul com amarelo e também do papel de parede cinza, que é uma cor neutra e combina bem com várias cores e deixa o ambiente mais sóbrio em contraste com cores mais fortes.

 

Paleta de cores para se inspirar #6

Combinação clássica de preto e branco, com tons de cinza para deixar o ambiente harmônico.

Note que mesmo um ambiente de cor escura como o preto torna o ambiente acolhedor, se combinado com as cores certas.

 

Paleta de cores para se inspirar #7

Para você ver como o preto combina com todas as cores possíveis, olhe essa composição de cores mais fortes.

Combine com as cores primárias e com um toque de rosa com o verde e tons de laranja, presentes também nesse ambiente.

 

Paleta de cores para se inspirar #8

Essa talvez seja a paleta de cores mais inusitada e mais Far-Fetched que você vai ver hoje, mas com muito cuidado é possível combinar as cores sem impactar demais o visual. Esse é um tipo de ambiente que não é de gosto comum, então decorar um cômodo com essa paleta de cores vai requerer muito de sua personalidade.

Aqui temos a combinação do azul com o roxo, que são cores análogas e também da combinação de tons pastéis com tons mais vibrantes.

Perceba que para o painel ao fundo foram utilizadas cores mais fortes e ousadas, mas ainda sim com o fundo branco. Para o mobiliário e objetos de decoração usou-se tons pastel do azul e do rosa, além de harmonizar com o cinza do tapete, que é uma cor mais neutra e suave.

Como as cores utilizadas nessa decoração podem ser desgastantes com o tempo, a melhor opção é deixar as outras paredes pintadas de branco, para não causar poluição visual.

 

É possível agradar a todos, seja com tons mais claros como os pastéis, seja com cores complementares ou ainda com cores vibrantes e inusitadas. Então diga, qual decoração com paleta de cores te inspirou mais?

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: