Decoração com sofá colorido - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Decoração com sofá colorido

Publicado em 24/05/2017

Quando queremos alegrar um ambiente, nada melhor que inserir um colorido aqui e outro ali no espaço que desejar, certo? E com a sala de estar não seria diferente. Se você quer uma sala de estar alegre e despojada, nada melhor que partir para a decoração com sofá colorido!

O sofá é o móvel mais aconchegante da casa, depois de sua cama. É nele que você se sentará logo depois do trabalho, descansará e poderá assistir a seus filmes e séries favoritos.

É onde você receberá suas visitas e vai relaxar. Sendo assim, o sofá é o ponto central da sala de estar, por ser o maior móvel do ambiente e ousar um pouco com suas cores pode ser bem divertido.

Sendo assim, veja aqui como fazer uma decoração com sofá colorido para deixar sua sala mais arrojada e vibrante.

Existem pessoas que têm medo de ousar com as cores e ficam sempre no branco, creme e bege na hora de decorar suas casas. E se você é assim, que tal começar a inserir as cores na sala de estar de modo mais sutil?

Mesmo que seu sofá seja de um tom claro e neutro, você pode escolher almofadas coloridas e chamativas para dar destaque e ir se acostumando com as cores aos poucos. Você também pode colocar uma manta mais colorida para ir se acostumando.

Ainda para quem tem medo de ousar ou não quer gastar com algo de que possa se arrepender depois, um jeito de fazer uma decoração com sofá colorido é escolher uma capa para colocar por cima do sofá de cor neutra.

Existem várias opções de modelos e cores e você ainda pode mandar fazer exatamente para o formato e dimensões do seu sofá e escolher a cor ou estampa que preferir. Se enjoar é só tirar a capa e pronto, você terá seu sofá básico novamente.

Se preferir usar cores, mas não tão vibrantes, escolha o cinza, por exemplo.

Uma forma interessante e não tão drástica ao fazer uma decoração com sofá colorido é escolher cores que combinem entre si, como o caso do preto com o branco, uma combinação clássica e elegante, ou do amarelo com o cinza, uma combinação que está super em alta e que deixará sua sala de estar super moderna.

Se preferir cor, mas não no sofá, que é um móvel grande, comece com as poltronas.

Se for fazer a decoração com sofá colorido, tente deixar as cores somente para ele, e para o restante da casa deixe com cores mais sóbrias – para os que não querem ousar – ou ainda utilize cores complementares para contrastar com a cor do sofá.

Para saber quais cores são complementares a outras, veja o post Harmonização de cores na decoração para não ter erro. Escolha uma parede para contrastar ou combinar com o sofá colorido ou combine o sofá com uma mesa lateral ou combine o sofá com as almofadas. Deixe a imaginação fluir!

Use seu bom senso e personalidade ao escolher a cor para o sofá.  Se você gosta de estampas, escolha uma que tenha a ver com a sua sala de estar e que não brigue com um papel de parede que tiver na sua sala, por exemplo. Se você prefere fazer uso somente de cores e nada de estampas, fique à vontade.

Existem sofás mais modernos que pedem uma corzinha a mais, como o caso dos feitos com pallets ou pufes.

Os sofás vintage ou retrô podem ser mais coloridos e vão trazer um ar mais antigo sem deixar de ser moderno ao mesmo tempo.

Os sofás reclináveis são feitos em cores mais neutras, mas existem também aqueles modelos mais coloridos.

Escolha a cor que mais de identifica com você a partir de algumas características:

Azul: é uma cor mais neutra se comparada a outras. Se escolher um tom em azul marinho, combinará com todas as outras cores, assim como acontece com o preto. Se escolher o azul royal, vai dar mais destaque e luminosidade ao ambiente.

Verde: cor para quem é mais ousado e já está acostumado a usar cores. Combine o verde com tons de bege e marrom. Se você pensa em usar o verde, mas é um pouco mais discreto, que tal escolher um verde musgo?

Vermelho: por ser uma cor quente, traz alegria para qualquer ambiente. Um vermelho mais escuro como o bordô imprime sofisticação e os mais abertos como o vermelho cereja são para quem gostam de mais tons vibrantes.

Amarelo: traz um ponto de luminosidade para a sala de estar.

Laranja: uma cor que para muitos é um tanto estranho, mas se bem combinado com outras cores, pode trazer um ar de modernidade diferente de tudo o que já se viu. Combine com o bege e tenha uma escolha segura.

Violeta: logo depois de ter sito eleita como a cor do ano de 2014 pela Pantone, essa cor chegou para ficar, principalmente nos sofás e traz estilo e modernidade para sua sala de estar.

Além da cor, o tipo de tecido influencia no estilo que deseja criar para o ambiente assim como também na escolha de cores e estampas:

  • veludo: os sofás em veludo estão em alto esse ano e pedem cores mais fortes, como o bordô, esmeralda e violeta.
  • suede: existem em várias cores e é o tecido mais comum de ser encontrado para os sofás. Fácil de limpar e macio ao toque.
  • couro sintético: como é um tecido impermeável, é o mais fácil de limpar, além de ter em cores incríveis.
  • chenille: é o tecido mais confortável e aconchegante.
  • jacquard: é um tecido bastante antigo e que pode oferecer várias combinações de estampas, se você não quer ficar somente em um uma cor.

Agora com essas dicas você poderá fazer a decoração com sofá colorido sem medo de errar e achar que jogou dinheiro fora e pode ter certeza de que terá uma sala de estar bastante convidativa e charmosa!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: