Decoração fácil: dicas para composição de quadros - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Decoração fácil: dicas para composição de quadros

Publicado em 01/12/2016

De tempos em tempos, gostamos de mudar algo em nossa casa e deixá-la com cara nova ou torná-la mais alegre… Aqueles que conquistaram o tão sonhado primeiro imóvel querem começar a decoração assim que possível.

Uma ideia muito fácil e barata que não demanda muito tempo é pendurar quadros no ambiente que desejar para dar nova cara ao local e também para trazer mais personalidade para sua decoração.

Esses quadros podem ser feitos com fotos pessoais, pôsteres, gravuras ou pinturas e também com variadas molduras e tamanhos. Por isso é muito fácil conseguir fazer uma bela composição de quadros na sua parede, ainda mais se você seguir algumas dicas que vamos dar!

Escolha da imagem

Escolha aquela imagem que lhe traga uma emoção, um sentimento bom, seja foto ou pintura ou o que quer que seja. Normalmente os quadros nos fazem sentir algo e isso é muito interessante, pois traz uma identidade ao espaço.

Uma forma muito simples de escolher uma imagem é procurar na Internet, pois há tantas opções em ótima qualidade, que você poderá utilizar alguma delas. Procure por frases motivacionais, super em alta, mas também desenhos ou gravuras que tenham sua cara e reflitam seu estado de espírito. Imprima, escolha uma moldura e pronto!

Escolha da moldura

Existe uma infinidade de molduras. Há diferentes materiais, cores, texturas e estilos, seja mais clássico ou mais moderno. Utilize molduras que tenham a ver com o estilo de decoração do ambiente que deseja inserir esse quadro e combine as cores das molduras com móveis ou o papel de parede.

Saiba que, mesmo uma parede revestida com papel de parede que não seja tão clean, que seja mais cheia de informação e cores, é possível fazer uma ótima composição de quadros. Crie uma borda de cor neutra em volta da imagem para que gere atenção na imagem do quadro e ela não se perca junto ao papel de parede.

Onde colocar

Você não precisa se limitar a pendurar os quadros nas paredes. Eles podem ficar apoiados em algum móvel ou podem-se criar prateleiras e apoiá-los ali, juntamente com alguns objetos de decoração. Fica super moderno!

Dica: caso queria que o quadro fique na parede, você pode utilizar pregos para tal, mas também pode utilizar fita dupla face de espuma, velcro especial ou ainda ganchos adesivos, facilmente encontrados em lojas de material de construção, que são mais práticos, não fazem sujeira e não requerem muita habilidade.

Como compor

Essa é a parte mais difícil. Você pode ficar bem perdida sobre em que altura colocar seu quadro, se é melhor colocar um quadro só ou alguns quadros juntos para formarem uma composição ou ainda como escolher aquela imagem que combina com o ambiente. Mas veja aqui que não é nenhum “bicho de 7 cabeças”:

  • utilize cores e temas que combinem ou contrastem com o ambiente, mas nunca que briguem entre si. Informação demais cansa, não se esqueça disso;
  • tente harmonizar a proporção do tamanho do quadro com o tamanho da parede. Normalmente paredes pequenas pedem quadros pequenos. Se o espaço for pequeno, cuidado ao colocar quadros grandes, pois vai ficar com muita informação. Utilize o bom senso;
  • para generalizar, a altura que deverá ficar o quadro é a 1,60m, da altura do chão até o centro do quadro, que é a altura média de campo de visão. Para altura máxima, utilize o limite do batente da porta;
  • se for colocar quadros atrás de sofás e camas, coloque-os a uma altura de 25 a 30 cm acima destes. Esses locais pedem quadros maiores, então ou coloque um quadro grande ou faça uma composição de quadros menores;
  • se for colocar vários quadros juntos, crie alinhamentos, seja alinhado com algum móvel ou alinhados por baixo ou por cima. Crie uma ordem;
  • para fazer esse alinhamento, uma ótima ideia é fazer recortes com papel Kraft do tamanho dos seus quadros e colar na parede e ver como melhor ficará sua composição. Cole-os e tenha uma visão do todo, descole-os se não gostou e faça isso até que ache que os quadros formaram uma unidade;

Arrisque e crie uma bela composição de quadros na parede da sua casa e valorize o ambiente!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: