Dicas de como usar nichos e prateleiras - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Dicas de como usar nichos e prateleiras

Publicado em 13/12/2016

O legal de poder utilizar nichos e prateleiras em sua casa é abusar da criatividade e originalidade que só eles proporcionam, além de facilitar a organização e ganhar mais espaço em casas e apartamentos pequenos, pois permitem que o piso fique livre para colocar os móveis que são imprescindíveis para o ambiente, já que não terá que colocar um armário só para guardar alguns itens.

 

Você deve se perguntar como usar nichos e prateleiras na decoração da sua casa, correto? Muitas pessoas têm dúvidas de como compor esses objetos nas paredes, de forma que fiquem harmônicas e que sejam funcionais, pois de nada adianta você colocar uma prateleira na sala, por exemplo, se não tiver o que colocar nela e deixá-la praticamente vazia ou sem vida, ou seja, vira só mais um lugar para acumular pó.

As prateleiras e nichos são objetos versáteis, pois existem em várias dimensões, formatos, cores e texturas e servem para qualquer tipo de ambiente.

Aqui vão algumas dicas de como usar os nichos e prateleiras de forma prática e organizacional, para facilitar o seu dia-a-dia, além de decorar sua casa.

Como usar nichos e prateleiras na sala de estar

– Com as pessoas vivendo em imóveis cada vez menores, a solução é adotar prateleiras e nichos na sala de estar para guardar livros, DVD’s e todos os objetos que não precisam ficar espalhados pela casa, e também os objetos de decoração. Podem também servir de apoio para letras decorativas e quadros, para que as paredes não sejam furadas e não façam sujeira.

 

– Coloque as prateleiras atrás de sofás e na parede da TV, para formar uma bela composição entre prateleiras e nichos.

– Fique atento ao colocar nicho ou prateleira em alguma área de circulação, pois eles precisam estar instalados acima da altura de nossas cabeças, se eles forem profundos e a circulação for estreita.

– Não faça prateleiras profundas demais, pois para que os objetos ali colocados fiquem visíveis, eles precisariam ficar na borda delas, o que faria perder todo o espaço de trás e que tornaria um espaço inútil. Além disso, as prateleiras menos profundas são mais delicadas e ficam menos pesadas nos ambientes. Deixe as prateleiras profundas para serem colocadas dentro de armários da cozinha.

– Além dos nichos de madeira para serem pendurados nas paredes, existem outros tipos de nichos, que são “buracos” normalmente feitos com gesso, nas paredes, para servir de apoio também, mas o bom é que eles ficam embutidos nas paredes, não ocupando espaço do piso e nem das paredes.

 

 

Como usar nichos e prateleiras nos dormitórios

– Nesse ambiente, o ideal é utilizar prateleiras e nichos para compor um desenho na parede e assim poder apoiar fotos, quadros, letras decorativas e objetos de decoração.

 

– É interessante também colocar uma iluminação de led por trás dessa prateleira, para criar um efeito intimista no quarto. Você pode fazer em casa mesmo: compre uma fita ou mangueira de led e cole por baixo da prateleira ou em volta do nicho para dar um efeito caprichado ao ambiente.

– Faça uma prateleira alta para apoiar os equipamentos eletrônicos, como DVD, blue-ray e o que mais tiver e coloque um painel por trás para esconder os fios que possam ficar à mostra. Instale a TV nesse painel.

– Nos quartos de bebê e de criança, as prateleiras e nichos são muito utilizados para colocar bichinhos de pelúcia e objetos de decoração. Lembre-se de sempre tirar muito bem o pó de todos esses objetos e também das próprias prateleiras e nichos.

 

– Não se atenha a colocar prateleiras e nichos nas paredes. Faça também como cabeceira de cama, para apoiar livros e o que mais desejar.

– Se no seu orçamento os móveis ficaram de fora, você pode optar por opções mais baratas e que dão um toque pessoal nesse ambiente. São as chamadas cremalheiras, que nada mais são do que suportes de ferro em que você pode encaixar as prateleiras do tamanho e altura que quiser.

Como usar nichos e prateleiras nos banheiros

– Instale prateleiras nos banheiros para guardar todos os produtos de higiene e cosméticos, além de toalhas, caso não tenha espaço para ter um gabinete ou armário. Escolha seus produtos e cosméticos mais bonitos para servir de decoração e enrole as toalhas em formato de rolinho para que fiquem mais apresentáveis nessas prateleiras ou nichos.

 
– Objetos menores podem ser colocados em cestas ou caixas organizadoras e colocados também nas prateleiras ou nichos.

– Faça nichos embutidos dentro do box do chuveiro, para apoiar sabonetes, shampoos e condicionadores e liberar espaço dessa área, que também é sempre apertada.

 

 

Como usar nichos e prateleiras na cozinha

– O jeito mais prático e funcional para cozinhar é ter tudo à mão e é aí que entram as prateleiras (os nichos aqui não são muito utilizados de forma funcional e serviriam mais como objeto de decoração, caso tenha paredes sobrando, que não estejam sendo ocupadas por armários), pois você pode colocar todos os seus temperos e mantimentos em potes bem bonitos e usar como decoração. Dica: deixe esses potes sempre cheios, para ficarem mais bonitos e não parecer que você esqueceu-se de repor.

 

– Use as cremalheiras aqui também para que tudo fique mais visível e não pese tanto no orçamento.

 

Tente e faça algo diferente e criativo na sua casa!

Coloque todos os objetos que tragam uma lembrança afetiva, seja um presente dado por uma pessoa muito especial ou algum item de alguma viagem que você fez e não fique mais na dúvida de como usar nichos e prateleiras depois dessas dicas, assim seu cantinho terá a originalidade que só sua casa proporciona!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: