Conheça o estilo rústico na decoração - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Conheça o estilo rústico na decoração

Publicado em 15/12/2016

O estilo rústico na decoração sempre foi muito utilizado em casas de campo, mas hoje esse estilo está presente em diferentes tipos de casas e apartamentos, tanto em metrópoles como em casas de praia.

É que antigamente esse estilo rústico de decoração remetia somente às fazendas e casas de campo, que até então eram seu habitat natural, mas muitas pessoas atualmente querem buscar um refúgio da correria do dia-a-dia em um local que relembre a natureza e nada melhor do que o estilo rústico para proporcionar tal sensação!

O estilo rústico foi inspirado no “country style” e nos faz sentir que estamos envoltos em meio à natureza, traz tranquilidade e calmaria em um local aconchegante e acolhedor.

Veja como deixar seu cantinho com um clima campestre, referência desse estilo, com dicas fáceis para você colocar em prática.

Materiais, cores e estampas

– Os materiais mais utilizados no estilo rústico são os que remetem aos elementos da natureza ou os imitam, como a pedra, o vime, a palha, o algodão, o linho, o couro, a cerâmica, o ferro e principalmente a madeira de pinho. Coloque alguns desses itens na sua casa e verá que ela já terá um caráter mais intimista.

  

– As cores predominantes são os tons terrosos e as cores neutras, como o off-white (“branco-sujo”) e os tons pastel.

 

– As estampas que caracterizam o estilo rústico são as consideradas vintage, com mix de floral, listras e xadrez.
 

 

Revestimento de piso

– Utilize a madeira para o revestimento de piso, seja como um laminado, mais em conta, assim como também pode utilizar madeira de demolição, que traz textura e imperfeição, próprias desse estilo. Esse tipo de piso pode ser utilizado em qualquer ambiente, seja na sala de estar como nos quartos.

– Pode-se utilizar também piso de pedra ou porcelanato de madeira para dar o efeito rústico. Esse piso pode ser utilizado em qualquer ambiente da casa, mas como é considerado um piso frio, verifique se o seu quarto já não é gelado, pois esse tipo de revestimento o deixará mais frio ainda.

– Outra opção é utilizar cimento queimado no piso, que nada mais é do que uma mistura de argamassa, cimento, areia e água, feito na própria obra e que traz um ar mais bruto, típico do estilo rústico e que não comprometerá seu orçamento, pois é um material mais em conta. Pode-se utilizar esse revestimento em qualquer ambiente da casa, mas aqui também vale a ressalva de ser considerado um piso frio. Analise e veja em qual ambiente ele se tornará mais útil. Combine esse piso com materiais terrosos para dar a característica de estilo rústico, pois ele sozinho trará um ar moderno e urbano, que não é o que queremos com esse estilo.

 

– Coloque tapetes felpudos e com textura, de preferência em tons terrosos, mas cuidado ao combinar com os móveis e piso de mesmas cores, para não tornar o ambiente caricato. Aposte em tapetes de cores mais neutras para quebrar a monotonia e fazer a transição da cor do piso de madeira com a do móvel, por exemplo.

 

Revestimento de parede

– Utilize tijolo aparente para dar cara de parede mal-acabada e cheia de imperfeições, com marcas do tempo e escoriações.

– Uma ótima opção para o estilo rústico são os revestimentos cimentícios e porcelanato que reproduzem fielmente a madeira, por exemplo, que é de difícil manutenção.

– Você ainda pode colocar um papel de parede que tenha estampa de pedra, madeira ou tijolo.

 
 

 

Iluminação

– Dê preferência para a iluminação natural e, durante a noite, utilize luminárias em tons amarelados suaves, para tornar o ambiente aconchegante.

 

– Para as cortinas, utilize materiais leves para ser possível aproveitar a iluminação natural, ainda que de forma indireta.

Mobiliário e objetos de decoração

– Os móveis normalmente são robustos, feitos de couro, madeira, palha, madeira ou ferro fundido.

– Os sofás e camas podem estar cobertos com mantas e colchas para trazer acolhimento.

 

– É indispensável o uso de arranjos florais simples em vasos de vidro e cerâmica, ou qualquer outro material mais natural, que remeta aos elementos da natureza.

 

– Utilize móveis feitos de troncos de árvore, tanto em mesas de jantar como mesas de centro, para mostrar o estado bruto predominante do estilo rústico.

– Deixe todos os utensílios e objetos à vista, característica desse estilo e também para dar a impressão de que o ambiente é arejado.

 

No estilo rústico é muito fácil tornar seu ambiente caricato, porque todos os móveis, pisos e objetos tendem a ter características semelhantes, como cores e texturas.

Para que isso não aconteça, a melhor forma é incorporar alguns itens do estilo rústico na sua casa e combinar com elementos mais contemporâneos, pois ainda assim você trará o aconchego e tranquilidade que esse estilo busca.

 
 

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: