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Deixe sua loja atrativa para maior permanência dos clientes

Publicado em 26/05/2017

Existem fatores que têm o poder de criar uma maior permanência dos clientes e aumentar a vontade que eles têm de adquirir um produto dentro da sua loja física.

O fato é que, quanto maior o tempo que o consumidor permanecer na sua loja, maior a chance dele comprar algo. E, para isso, a sua loja deve ser atrativa o suficiente para que ele tenha vontade de ficar lá dentro.

Veja algumas dicas infalíveis para aumentar a permanência do cliente em sua loja:

Loja organizada e sem tantas filas

A permanência do cliente dentro das dependências do seu estabelecimento comercial deve ser contada pelos momentos em que ele está realmente olhando os produtos, avaliando, tocando, tirando dúvidas, ou seja, o tempo dentro da loja está sendo útil e produtivo.

Quando o seu cliente permanece um bom tempo dentro da sua loja, porém aguardando um atendimento, ou mesmo na fila do pagamento, o tempo está sendo desperdiçado e, neste período de permanência do cliente, não há tantas chances de conversão de uma venda – ou mesmo de uma venda extra.

Então sempre priorize a organização da sua loja e do atendimento e evite a formação de filas. O seu objetivo é que o consumidor permaneça na sua loja avaliando os produtos e não em filas (e em momentos de espera) – situações que não são agradáveis para ninguém.

Loja agradável é sinônimo de alta taxa de permanência

Quando o cliente se sente à vontade e acha o ambiente da sua loja agradável, a permanência é sempre maior e, com isso, você aumenta a chance de realizar uma venda e até mesmo de fidelizar o seu cliente.

Fique atento à trilha sonora, à iluminação e até mesmo aos cheiros da sua loja. Todos os detalhes tornam o ambiente agradável, ou não. Lembre-se: quanto mais agradável estiver o ambiente, maior a permanência das pessoas.

Wi-Fi

Algumas táticas são eficazes para que o seu cliente fique mais tempo em sua loja, um exemplo é a disponibilidade de conexão Wi-Fi.

Muitas vezes as pessoas não querem, ou mesmo não podem ficar longe da internet por causa do trabalho. Se na sua loja há uma conexão Wi-Fi, há uma chance maior do seu cliente permanecer por lá com calma, já que sabe que poderá checar o que for preciso pela conexão oferecida, ou seja, não precisará olhar tudo com pressa para conectar em outro lugar, ou mesmo em um lugar que tenha um sinal melhor de 3G.

Lembre-se novamente: todo detalhe faz a diferença e são detalhes que conquistam o cliente.

Conforto

A sua loja possui locais para sentar? Pense que isso é interessante, pois buscamos a permanência do cliente em sua loja.

Pense na seguinte situação: a esposa vai com o marido à sua loja para comprar um papel de parede. O marido ficará aguardando, porém, onde ele ficará? Se ele tiver um lugar para sentar enquanto aguarda, ambos permanecerão mais em sua loja por causa do conforto, aumentando a chance de concretizar a venda.

Sempre pense no conforto, pois tanto o seu cliente poderá se beneficiar, como alguém que o estiver acompanhando. Com a preocupação com este detalhe, a pessoa que aguarda ficará confortável e quem tem como objetivo comprar poderá escolher tudo com calma.

Funcionários bem treinados

Quando os seus funcionários são bem treinados, eles conseguem envolver o seu cliente na venda e aumentar a sua permanência na loja.

Haverá explicação sobre o produto e um diálogo mais aprofundado, o que passará uma boa imagem da sua loja, assim como uma maior identificação entre funcionário e cliente, aumentando não só a chance de venda, mas também de fidelização.

 

Dê uma atenção especial à permanência do seu cliente em sua loja, pois ela pode ser a resposta para um faturamento melhor ao final de cada mês!

(Imagens: Reprodução)

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