Dicas de decoração para apartamento alugado - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Dicas de decoração para apartamento alugado

Publicado em 19/04/2017

Não é como se uma decoração para apartamento alugado, num primeiro momento, fosse capa de revista. Afinal, logo que o contrato é feito, ele geralmente vem sem nenhum móvel e com cores neutras, pois o proprietário não quer que haja nenhuma alteração drástica que possa comprometer um aluguel lá na frente.

Imagine deixar uma parede toda colorida ali: não são todos que gostam, e o próximo que alugar pode não gostar ou até mesmo não escolher esse apartamento por ter que gastar com pintura.

Você pode ficar desanimado e pensar que não pode fazer nenhuma alteração de seu gosto em um apartamento alugado e que para isso precisará morar em um imóvel bem sem graça. Mas não é bem assim!

Vamos dar algumas dicas de decoração para o apartamento alugado, para deixar seu novo lar do seu jeitinho e depois de terminado o contrato de aluguel, você consiga devolver o imóvel do jeito que estava.

Dicas de decoração para apartamento alugado

Papel de parede

O papel de parede é um modo de trazer identidade a um ambiente sem que haja quebras e alterações no espaço físico, sem falar na facilidade tanto na hora da  instalação quanto na remoção .

Saiba como retirar o papel de parede no post Saiba como remover papel de parede antigo e veja também os posts: Diferentes estampas para papel de parede e Como escolher o papel de parede ideal?, que ajudam a escolher uma dentre as inúmeras opções na Bucalo, que tenham mais a ver com você e com o espaço.

Cor

Além do papel de parede, você pode escolher pintar com tinta látex para que o ambiente não fique tão monótono ou ainda escolher adesivos para decorar os azulejos da sua cozinha, por exemplo, ou pintar com tinta de lousa alguma parede que queira chamar a atenção.

Escolha somente uma parede para não sobrecarregar o visual do ambiente e pinte você mesmo, caso não possa ou não queira gastar com um pintor.

Os adesivos de azulejo são fáceis de colocar e também de serem retirados, pois é só remover o adesivo e limpar o azulejo que estava por baixo. A cozinha estará como quando você a alugou!

A tinta de lousa é fácil de pintar e, quando for entregar o apartamento, é só pintar com a tradicional tinta látex branca e pronto.

As lojas de material de construção têm tantas opções que você poderá até ficar meio perdido, mas tenha calma.

Pense nas cores que mais gosta e veja também as dicas que temos nesses posts para te ajudar na hora de escolher as cores que trarão vida a qualquer ambiente:

Cortinas e tapetes

As cortinas e tapetes são objetos de decoração que mudam completamente o ambiente e que podem ser retirados sem qualquer problema. Eles trazem o aconchego e acolhimento que tanto queremos quando estamos em nossa casa, independente de ser alugado ou não.

Como o piso é um item que não poderá ser alterado quando você se mudar para um apartamento alugado, o que pode ser feito é colocar um tapete bem legal por cima para esconder o revestimento que você não gosta.

Para saber quais cortinas e tapetes ficam melhores no seu apartamento, veja os posts Tipos de cortinas e como utilizar cada uma delas e Saiba escolher tapetes para sua decoração para não errar na escolha, pois são itens caros e que não dá para simplesmente comprar vários até achar o ideal.

Iluminação

Uma boa iluminação se traduz em calma e aconchego e, para que você não tenha que fazer nenhuma alteração drástica como quebrar parede e mudar os pontos de lugar, poderá fazer uso de abajures e luminárias.

Se seu apartamento tem um ar mais industrial, poderá deixar toda a fiação à mostra e colocar pontos de iluminação onde quiser, pois não será necessário o tão temido quebra-quebra.

Veja o post Ambiente iluminado: dicas de iluminação para sua casa para te ajudar a deixar a iluminação do jeito que você quiser.

Prateleiras e nichos

Como sempre falamos aqui no blog, as prateleiras e nichos são objetos de decoração super práticos, tanto para apartamentos pequenos, como para aqueles ambientes que necessitam de espaço para colocar livros e demais objetos.

São versáteis e baratos e você mesmo pode instalar e depois retirar sem grandes complicações. Os furos que ficarem ali poderão ser preenchidos com massa corrida e depois pintados normalmente por cima, pois assim não haverá mais furo nenhum nas paredes quando for entregar o apartamento.

Veja o post Dicas de como usar nichos e prateleiras para que você possa aproveitar cada canto da sua casa.

Quadros e pôsteres

Caso você não tenha orçamento ou tempo suficiente para pintar uma parede ou colocar um papel de parede, você pode optar por comprar quadros e pôsteres para alegrar o ambiente ou ainda combinar paredes coloridas com os quadros. Eles podem ser colocados e retirados facilmente e, para os furos, preencher com massa corrida, igual ao que fazemos com nichos.

Para você não errar, veja o post Decoração fácil: dicas para composição de quadros.

Plantas

As plantas podem trazer um ar fresco para o ambiente, além de trazerem vida. Compre vasos bonitos e coloque plantas na sala ou ainda compre ervas para decorar a cozinha e para que você possa utilizar no preparo das refeições.

Veja o post Decoração com folhagens em ambientes fechados para saber os tipos de folhagens que existem e descobrir as que duram mais, caso não tenha tanto tempo ou paciência para cuidar de uma planta, mas mesmo assim queira ter uma em casa.

Móveis soltos e araras

Talvez o apartamento alugado já venha com móveis embutidos ou planejados, mas caso não tenha nenhum, opte por comprar móveis soltos. Com uma boa pesquisa, dá para encontrar móveis que se encaixem perfeitamente no espaço que desejar.

Uma boa ideia para os quartos é colocar araras ao invés de guarda-roupas, que normalmente são mais caros e que talvez você não possa levar para outro apartamento depois.

Tenha em mente que, numa decoração para apartamento alugado, além de não poder fazer alterações no imóvel, muito do que foi comprado para decorá-lo poderá ser útil para outro quando você precisar se mudar novamente, para não ter que gastar sempre com as mesmas coisas a cada mudança.

Pense em tudo que pode ser colocado e depois retirado sem muita intervenção, para que o apartamento fique como estava quando alugou, para não causar nenhum transtorno com o proprietário e, pensando dessa forma, você conseguirá, além das dicas que demos, inovar ainda mais seu apartamento e deixá-lo com a sua cara!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: