Dicas eficientes para economizar energia elétrica - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Dicas eficientes para economizar energia elétrica

Publicado em 06/09/2017

Pagar as conta de energia elétrica não está sendo nada fácil. A falta de chuva não tem ajudado muito a abaixar as tarifas das contas de luz e acabamos por pagar muito alto por isso.

E para que possamos ter luz em casa sem ter que gastar horrores, precisamos aprender a economizar energia elétrica.

Veja algumas dicas eficientes para economizar energia elétrica

Dica #1 tire os aparelhos da tomada

Se você achava que era só deixar os aparelhos em modo stand-by, aquela luzinha vermelha que tem nos aparelhos, para achar que estava economizando, está enganada. O certo é retirar todos os aparelhos das tomadas, pois só assim você estará economizando energia elétrica. Isso resulta em uma diminuição de até 10% na sua conta de luz.

Dica #2 passe roupa de uma só vez

A maneira mais econômica de passar roupa é juntar um montante delas e passar tudo de uma só vez, pois o ferro de passar estará quente o bastante para passar as roupas mais pesadas. Ao ligar e desligar o ferro demorará um certo tempo para que chegue na temperatura adequada e quanto mais tempo um aparelho ligado, mais gastará energia.

Toda vez que for lavar roupa, tente deixá-las estendidas no varal de forma a ficarem sem dobras ou amassados e facilitar na hora de passar. Quando as roupas estiverem secas, tente dobrá-las e não deixe amontoadas para depois passar. Tente também comprar roupas que não precisem que seja necessário passar ferro, para que assim você ganhe tempo e economize dinheiro. Hoje em dia encontramos facilmente roupas práticas como essas.

Dica #3 use lâmpadas fluorescentes

Se você ainda usa lâmpadas incandescentes é hora de trocar todas elas por fluorescentes compactas, que são mais eficientes e iluminam mais, mesmo que sejam um pouco mais caras, pois farão diferença na sua conta de luz.

As lâmpadas fluorescentes são menos quentes também, ou seja, esquentam menos os ambientes em dias de calor.

Dica #3 compre eletrodomésticos com selo do Procel

O selo do Procel indica que um eletrodoméstico é eficiente e consome menos energia. Por isso, só compre geladeiras, máquinas de lavar roupa e louças e secadoras com esse selo.

Se por mais que sua geladeira esteja em perfeitas condições, mas é antiga e não tem esse selo, melhor analisar e ver se não é melhor comprar uma nova.

Dica #4 diminua a luminosidade de monitores

Se para economizarmos bateria de celular diminuímos o brilho da tela, com telas de TV, computadores e laptops não é diferente. Além de economizar energia elétrica, forçará menos a sua vista.

Dica #5 tenha consciência ambiental

Pense que você economizando energia não fará bem só para o seu bolso. O meio-ambiente também agradece. Então saiu de um ambiente, desligue a luz; não vai assistir televisão, desligue-a e por aí vai.

Não é só porque você tem dinheiro que não precisa se preocupar com os gastos à toa de energia elétrica.

Dica #6 limpe periodicamente suas luminárias

Não tem jeito! Os insetos adoram as luzes das luminárias e abajures. Se você possui daquelas luminárias em que os bichinhos podem ficar presos, é necessário fazer uma limpeza periodicamente para que a iluminação não fique prejudicada. Tire também o pó da lâmpada e da luminária, pois pode ser isso que está deixando o ambiente mais escuro.

Dica #7 tenha móveis e objetos de decoração de cor clara

Tudo o que é cor clara ilumina mais o ambiente e por conta disso, faça bom uso do branco e de cores claras e suaves para dar uma ajudinha para o sol.

Quanto mais claro um ambiente, mais iluminado ele será. Então ao escolher um papel de parede ou uma cor para pintar a parede e até o teto, escolha tons claros, que além de deixar qualquer ambiente mais elegante, fará você economizar na conta de luz.

Atitudes simples farão você economizar energia elétrica e ajudar também o meio-ambiente. Faça sua parte!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: