Dicas para aproveitar cômodos pequenos - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Dicas para aproveitar cômodos pequenos

Publicado em 05/04/2017

Com o crescente aumento populacional e falta de local para novas construções residenciais, muitas construtoras só conseguem construir no pequeno terreno que adquiriram e a consequência disso são apartamentos cada vez menores.

Só de pensar nisso, você pode ficar preocupada com um lugar para colocar todas as suas coisas… Mas calma, pois com organização e algumas dicas é possível aproveitar cômodos pequenos e deixá-los práticos e funcionais.

Escolha das cores

Lógico que, se você gosta de uma determinada cor para sua parede, nada impede que você a pinte dessa cor, mas aqui mostraremos as cores que podem ser utilizadas para que se crie uma ilusão de ótica e faça com que o ambiente pareça maior.

Dê preferência para cores claras, pois garantem sensação de amplitude. Mas você não precisa ficar só no branco, para não deixar o quarto monótono e sem graça. Aposte em cores mais fortes e vibrantes em detalhes ou utilize texturas diferentes.

E você, quando falamos em cor, não precisa se ater somente às paredes. Os objetos de decoração que são maiores, como as cortinas e jogos de cama, se forem brancos, já darão sensação de amplitude.

Iluminação para ambientes pequenos

Se as cores claras ajudam a criar a ilusão de que o cômodo é maior, uma boa iluminação em conjunto com o uso dessas cores fará com que seu cômodo pequeno pareça maior e mais elegante.

Colocar iluminação em pontos estratégicos da casa cria um cenário de revista e valoriza o ambiente, mas abuse da iluminação natural, pois é sempre muito saudável.

Prateleiras e nichos

Para quem quer aproveitar ao máximo os cômodos pequenos, tudo o que fica na parede é melhor do que o que fica no chão, ou seja, se você colocar nichos e prateleiras nas paredes, eles criarão mais espaço para que você possa colocar mais objetos e livra o espaço do piso, que servirá para colocar os móveis mais imprescindíveis.

Utilizar nichos ou prateleiras embutidas é melhor ainda, pois você livra o espaço do piso, mas também o da parede, pois eles não ficarão sobressalentes. Saiba como utilizar nichos e prateleiras clicando aqui.

Móveis

Um ambiente pequeno não condiz com móveis grandes, então nada de extravagâncias na hora de escolher o mobiliário da sua nova residência, dê preferência para poucos objetos de decoração, para que o ambiente não pareça caótico.

Utilize móveis  funcionais , como um pufe-baú, com função dois em um ou as camas box com baú, para que você possa guardar os jogos de cama e banho, que geralmente ocupam muito espaço, pois são volumosos, sem esquecer dos móveis baixos   , para que o pé-direito pareça maior e consequentemente o ambiente também.

Móveis planejados para aproveitar cômodos pequenos

O móvel planejado pode não ser muito barato, ainda mais para cômodos pequenos, mas vale o investimento. É possível utilizar cada espaço de um ambiente e torná-lo útil, assim como deixar o espaço mais funcional e prático. Tudo será feito sob medida para tudo o que você tiver que guardar e nenhum centímetro será perdido.

Espelhos para aumentar ambientes pequenos

Os espelhos criam um ótimo efeito visual e dão a impressão de que o ambiente é maior, pois refletem uma parte do cômodo e duplicam o ambiente.

Só tome cuidado ao colocar um espelho de frente para o outro, pois ele criará um reflexo que não será agradável aos olhos.

Caso você não tenha muito espaço para colocar espelhos, coloque-os nas portas dos armários ou atrás das portas dos cômodos, para que você possa se ver por inteiro e facilitar bastante na hora de se trocar. Coloque espelhos em uma parede toda do banheiro, para que ele pareça maior, pois esse é um dos menores cômodos da casa e que precisará de uma ajudinha para parecer um pouco maior.

Estampas na parede

Criar listras nas paredes ou colocar papéis de parede com essa estampa cria uma ótima ilusão de ótica, se utilizada do modo correto.

Listras na vertical aumentam o ambiente, mas se seu cômodo já é bem pequeno, escolha listras mais finas, pois as mais grossas farão o efeito contrário. Nada de colocar listras na horizontal, pois só achatará o cômodo, fazendo-o parecer minúsculo.

Para ambientes pequenos, vale o mesmo para as cores. Utilize estampas com cores mais claras e sóbrias e deixe as cores mais fortes para os detalhes.

E pode não parecer, mas utilizar estampas grandes fará o cômodo parecer maior, pois destacará o ambiente. Somente cuidado ao escolher a parede. Escolha uma parede que não vá ter muita informação, como paredes com TV, quadros ou prateleiras.

Você percebeu que para conseguir viver bem em um cômodo pequeno, basta ser criativo?

Coloque a cabeça para funcionar e saiba aproveitar os cômodos pequenos!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: