Erros comuns ao escolher a cor na decoração - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Erros comuns ao escolher a cor na decoração

Publicado em 10/01/2017

Escolher a cor na decoração de sua casa não é uma tarefa tão simples como se imagina, pois é aí que os erros surgem, por as pessoas acharem que é simplesmente escolher a cor que mais gostam e sair pintando tudo o que há pela frente. A combinação de cores é muito importante, então antes de tudo veja o post “Harmonização de Cores na Decoração”, onde ensinamos a combinar as cores para que o ambiente se torne harmônico e lhe traga conforto visual.

As cores na decoração não se limitam somente aos tons que vão nas paredes, mas também nos objetos que irão complementar a decoração, como almofadas, objetos de decoração, tapetes, quadros e por aí vai.

Então fique atento a essas dicas para não errar e tornar o ambiente mais aconchegante.

Erros ao escolher a cor na decoração das paredes e teto

  • Não testar a cor antes. Se você for utilizar tinta para colorir as paredes, não pense que a cor que está no catálogo será exatamente a mesma na sua parede. A textura do papel em que a cor está impressa não tem a mesma textura que a parede e isso já faz diferença no tom, além de que a iluminação do ambiente alterará a cor também. Pinte um quadrado em torno de 50x50cm na parede a ser pintada e espere secar (pois a secagem deixará a cor mais forte) e veja se é a cor que deseja. Por isso é bom, se está na dúvida, comprar uma lata de tinta menor para fazer o teste.
  • O erro mais comum de ser encontrado em algumas casas na hora de escolher a cor na decoração das paredes é pintar todas as paredes de um cômodo com a mesma cor. Se a cor é suave, mais clara, não há problema algum, mas se a cor for mais vibrante ou mais escura, pinte somente uma parede, a que mais chamará atenção e que ficará em destaque, ou pinte somente o teto. Nada de pintar todas as paredes, pois com certeza você enjoará rapidinho e vai ter que escolher outra cor e pintar tudo novamente.
  • Utilizar cores escuras em ambientes pequenos. Lembre-se que cores escuras dão a ilusão de que o ambiente é menor ainda e as cores claras fazem exatamente o contrário, parece que aumentam o tamanho do ambiente. Então para ambientes pequenos, cuidado para não escolher uma cor escura demais, ainda mais se o ambiente não receber muita iluminação natural ou artificial, à noite. O mesmo vale para o teto: cores escuras “diminuem” o pé-direito (altura do piso ao teto) e cores claras aumentam. Como hoje em dia os apartamentos estão com pés-direitos cada vez menores, o melhor é optar por uma cor clara no teto.
  • Não escolher somente uma cor que será predominante. O melhor jeito para tornar o ambiente com melhor conforto visual é escolher uma cor que predominará no cômodo e deixar as outras cores que gosta para algum detalhe, para não carregar de informação.
  • Não harmonizar e nem contrastar as cores de forma correta. Mas aí você se pergunta: qual a forma correta? Veja nosso post “Harmonização de cores na decoração” para poder entender um pouco mais o que estamos falando!

Erros ao escolher a cor na decoração dos objetos

  • Deixar todos os objetos na cor branca ou neutra em um cômodo em que as paredes já são todas brancas, seja com papel de parede, pintura ou algum outro tipo de revestimento. Branco com branco deixa o ambiente monótono e sem vida. Dê um toque especial com cores mais fortes para trazer mais personalidade ao ambiente. Qualquer cor com branco combinará super bem! Se você gosta de branco nas paredes tudo bem, pois trará sensação de tranquilidade, mas então invista em cores mais fortes nos objetos.
  • Escolher diferentes tons de uma mesma cor no ambiente todo. Isso é mais um exemplo de que o ambiente se tornará sem vida.
  • Não pensar na cor do revestimento de piso. Muito cuidado para não deixar este item por último, pois o piso também precisa harmonizar com o restante do ambiente. Se a parede já for mais escura, não será interessante que o piso também seja. Para haver definição espacial, se o piso for claro, será melhor que a parede seja de cor mais escura.

Torne seu ambiente mais convidativo com essas dicas e aproveite seu cantinho!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: