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Erros no controle do estoque que podem prejudicar sua loja

Publicado em 02/06/2017

O estoque de uma loja representa quase todo o seu ativo, ou seja, o dinheiro que a empresa tem (fisicamente ou em posse de contas no banco) ou poderá ter ao vender os produtos.

Por isso mesmo, peças há muito tempo paradas no estoque representam prejuízo, pois são um dinheiro que está deixando de ser ganho.

Portanto, o controle do estoque precisa de atenção especial do lojista e deve ser gerenciado de perto, para evitar prejuízos, perdas e outros erros.

Listamos os 5 principais erros que acontecem no controle do estoque e que podem prejudicar sua loja. Fique atento!

Falta

Um estoque onde faltam produtos pode gerar a perda de várias vendas. Além disso, e principalmente em lojas virtuais, o maior problema é descobrir a falta de um produto somente após a sua venda, o que gera reclamações ainda maiores vindas dos clientes. Também é preciso cuidado ao anunciar uma promoção de peças que estão em falta ou quase acabando.

Sobra

É preciso evitar que sobrem muitas peças no estoque sem giro, pois além de ocuparem espaço de produtos novos, representam um dinheiro que foi gasto ainda sem retorno. Você também precisa ficar de olho para que elas não estraguem devido à má conservação, rasgos, manchas ou mofo por ficarem muito tempo no estoque.

Picking

Após a compra feita pelo cliente, acontece o “picking”, que é o processo de separação de produtos no estoque para serem entregues ao cliente. Nesse momento é preciso atenção redobrada para serem enviados os produtos corretos, sem defeitos e dentro do prazo de entrega prometido pela sua loja.

Resistência à modernização

Algumas lojas ainda não informatizaram seu sistema de controle do estoque, o que parece ser inaceitável hoje em dia. Além de deixar todo o processo de venda, picking e entrega mais rápidos, os sistemas informatizados de estoque diminuem a chance de erros e coletam automaticamente vários dados, gerando relatórios úteis para análise futura.

Subestimar o inventário

Não subestime o inventário. Ele é mais do que necessário para controlar exatamente tudo o que entra e sai do seu estoque. Sem ele é impossível saber o que já esgotou, quais produtos saem mais e quais não são muito bons em vendas. Ou seja: é quase impossível traçar algum planejamento sem inventário.

Organize-se e invista no controle do estoque da sua loja para ter informações atualizadas e resultados cada vez melhores nas vendas!

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