Estilo industrial na decoração - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Estilo industrial na decoração

Publicado em 14/11/2017

O estilo industrial na decoração deixa qualquer ambiente mais despojado, mas perde a elegância e o refinamento, se combinados com o estilo moderno.

Esse estilo surgiu na cidade de Nova Iorque, no século xx, entre os anos de 1950 e 1970. Devido à crescente densidade populacional da região, as pessoas encontraram um novo tipo de lar, os famosos lofts, que são espaços sem divisões internas de ambientes, que se tornam são moradias bem amplas.

Esses lofts foram adaptados de antigas fábricas e galpões, o que trouxe muito desses ambientes para as características do estilo: paredes de tijolos, fiações e tubulações aparentes e uso de ferro em abundância.

Tenha em mente que mesmo que o estilo industrial seja inspirado em antigas fábricas, o ambiente não deve se tornar frio e impessoal e, para que isso não aconteça, traga memórias afetivas ao espaço, seja com objetos de algum ente querido ou lembranças de viagem, por exemplo.

As cores no estilo industrial

As cores mais utilizadas para o estilo industrial são o cinza, o branco e o preto, mas você não precisa restringir sua paleta de cores. Escolha uma cor de destaque para criar um efeito visual interessante ao ambiente. Tome cuidado somente com os excessos, para não deixar o local enfeitado demais.

Revestimentos de um estilo industrial

No estilo industrial, é interessante utilizar para o piso e para a parede o cimento queimado ou ainda para as paredes, tijolos aparentes (que trazem aconchego), para trazer o ar industrial para sua casa. Além dessas opções, ainda há a possibilidade de utilizar revestimento cimentício ou escolher um papel de parede que o imite.

Dica: os melhores revestimentos são aqueles que possuem aparência rústica, ásperas, cruas e inacabadas!

Para a cozinha e banheiros são bastante utilizados os azulejos brancos que remetem às estações de metrô de Nova Iorque tanto com paginação horizontal, em escama de peixe e espinha de peixe.

Móveis estilo industrial

Opte por escolher móveis que sejam de aço, ferro e também de madeira. Dê preferência também para móveis rústicos, envelhecidos, vintage ou modernos.

Como as peças feitas em aço trazem frieza ao ambiente, invista em objetos de madeira, com cores quentes e também tapetes, almofadas e cortinas.

Se para os revestimentos a ideia de desgaste é bem-vinda, para os móveis acontece o mesmo.

Combine móveis modernos com antigos e veja como é fácil incorporar o estilo industrial em qualquer ambiente.

Luminárias

Os ambientes do estilo industrial são bem iluminados devido ao foto de que os antigos galpões possuíam janelas imensas, o que deixava tudo mais claro. Então para esse estilo, a iluminação é muito importante.

Você pode acender as lâmpadas diretamente na fiação – cuidado com os banheiros, pois a fiação não pode entrar em contato com a água – ou colocar luminárias do tipo pendente ou do tipo holofote, no formato geométrico ou ainda deixar os conduítes expostos.

Viu só como dá para deixar sua casa com cara de loft e ainda no estilo industrial sem muito trabalho? Faça agora mesmo e torne qualquer ambiente mais estiloso!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: