Estilo romântico de decoração - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Estilo romântico de decoração

Publicado em 10/08/2016

Procurando criar um estilo romântico de decoração? Conheça alguns elementos importantes e que não podem faltar nesse tipo de ambiente e inspire-se para criar um cômodo rico em detalhes!

O estilo romântico tem algumas características únicas e marcantes, tornando os ambientes decorados dessa forma inconfundíveis. Ele é muito associado a uma decoração mais feminina, porém, com a adição de alguns elementos, esse tipo de estilo pode muito bem atender a todos os gêneros.

Cores

A base cromática para o estilo romântico é composta por tons claros e suaves, como o branco, creme, bege, os neutros e principalmente os tons pastéis como rosa, lilás, salmão, verde claro, azul claro e amarelinho. Porém, se você desejar criar uma harmonização cromática com personalidade forte, os tons escuros também podem ser ótimos aliados, como o bordô, marsala e vinho.

Cama

A cama pode ser considerada um dos pontos principais na decoração de um quarto romântico: quanto mais almofadas, colchas e volume na roupa de cama, melhor. Também é importante complementar a cama com

elementos como cabeceira (de preferência acolchoada), dossel (estrutura com colunas nos cantos da cama, acompanhados de cortinas leves e fluidas) e um banco ao pé da cama, também preferencialmente acolchoado.

Cortinas

Além de estarem presentes no dossel da cama, as cortinas têm um papel importante na decoração romântica. As cortinas podem ser leves e fluidas, acompanhadas de cortinas mais pesadas nas laterais que tenham a função de adorno. Um toque ultra romântico é prendê-las com borlas para deixar o visual mais clássico ainda.

Iluminação

A luz natural é muito importante e valoriza a sua decoração. As cortinas, mencionadas acima, devem ser finas e fluidas para filtrarem a luz levemente e deixarem o ambiente com um toque etéreo.

À noite, os lustres ajudam a valorizar mais ainda a decoração romântica. Dê preferência para as arandelas na parede e, no teto, pendentes ou castiçais com pingentes e que imitem velas. Os lustres com pendentes de vidro dão um toque contemporâneo ao estilo romântico. Abajures também ajudam a enriquecer os elementos do cômodo.

Móveis

Os móveis mais característicos do estilo romântico são aqueles com cantos e pés arredondados, e podem ser de madeira ou ferro, preferencialmente em cores claras.

Poltronas confortáveis e com almofadas deixam os ambientes mais suntuosos ainda, principalmente se forem de estofado capitonê.

Em quartos femininos, uma penteadeira e um espelho de corpo inteiro com moldura ajudam a caracterizar mais ainda o local (inclusive a penteadeira pode – e deve – ser adornada com um abajur).

Texturas

As texturas utilizadas no estilo romântico de decoração são muito ricas. São utilizados tecidos como o veludo, tule, rendas, crochê, seda e cetim. Para as superfícies, madeiras, ferros envelhecidos e pátina são muito bem aceitos também, e podem ser mesclados com papel de parede com motivos românticos.

Alguns papéis de parede atendem muito bem ao estilo romântico, principalmente os papéis de parede com temas florais. Veja alguns modelos da Bucalo:

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: