Estragou? Saiba como consertar papel de parede danificado - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Estragou? Saiba como consertar papel de parede danificado

Publicado em 07/06/2017

Ali está o papel de parede lindo que você escolheu para sua decoração e de repente você percebe que ele está danificado, seja com bolhas, rasgos ou algo semelhante. O que fazer? É possível, com algumas dicas muito úteis, consertar o papel de parede danificado.

Esses reparos requerem um pouquinho de sua habilidade e paciência. Muita calma nessa hora!

Saiba como consertar papel de parede danificado

Se você possui bichinhos de estimação em casa, todo cuidado é pouco. Os gatinhos gostam de arranhar tudo o que vêem e os cachorros, principalmente os machos, adoram demarcar território e podem manchar o papel de parede. Ensine-os desde cedo os bons modos.

Logo que vir o papel de parede danificado, faça o reparo para não ser pior de consertar mais para frente.

Dica de ouro: sempre que comprar um papel de parede, leve um pouco a mais para o caso de precisar consertá-lo, pois se ele for antigo, você correrá o risco de não encontrar mais à venda.

– Verifique se a cor do papel de parede está igual ao do pedaço novo que colocará, pois às vezes com o tempo, a cor pode desbotar.

– Compre uma cola adesiva de reparos em casas de bricolagem, pois a antiga não poderá mais ser utilizada, já que ela foi misturada no momento da aplicação.

– Além da cola e de um pedaço suficiente de papel de parede, você precisará também de estilete, rolo de costura, espátula, pincel fino, fita adesiva e pano limpo para limpar a área consertada.

– Pense no tamanho do dano e no trabalho que terá para fazer o conserto. Dependendo, pode ser mais viável colocar um espelho ou um quadro para esconder a parte danificada ou manchada, se você achar que fazer um reparo ali pode piorar a situação.

Passo a passo para consertar papel de parede danificado:

– Cubra o chão com um plástico ou jornal velho para protegê-lo de alguma cola que possa respingar.

– Corte o papel de parede um pouco maior que a região que precisará ser consertada. Lembre-se de guardar o restante do papel de parede para essas horas de sufoco e também de alinhar o desenho existente com esse novo pedaço que colocará, para que o conserto fique o mais imperceptível possível.

– Cole esse pedaço de papel de parede com fita adesiva no local desejado.

– Corte, com a ajuda de um estilete, as bordas que não serão utilizadas:

– Passe cola nesse pedaço de papel de parede sem as bordas e cole por cima da parte danificada. Alinhe o desenho.

– Pode ser que o rasgo tenha sido em uma área grande e talvez seja necessário trocar a faixa inteira. Para isso, se o papel de parede for de TNT, é só puxar para retirar, tomando o cuidado para não descolar a outra faixa que está boa. Para os papéis de parede feitos com vinil ou papel será necessário molhar com água para amolecer a cola, mas pode danificar as tiras adjacentes. Por isso pense bem se é melhor tirar somente uma tira ou descolar todas elas.

– Caso o rasgo seja só em uma área pequena, cole esse pedaço aos poucos e vá alisando com uma espátula para não formar bolhas.

– Retire o excesso de cola das bordas com a ajuda de uma esponja ou pano úmido. Ainda com essa mesma esponja, alise todo o pedaço de papel de parede que foi colado, para se certificar de que não há bolhas.

Como consertar papel de parede que descolou nas bordas

Esse é o conserto mais simples de ser feito, mas ainda assim requer atenção e capricho:

– Com a ajuda de um pincel pequeno, passe um pouco de cola adesiva de reparos na parte que está solta. Tenha bastante cuidado ao passar a cola e lembre-se de passar cola por toda a área seca, para que todas as partes tenham cola.

– Com a ajuda de uma esponja ou pano úmido, passe pelas bordas para retirar qualquer excesso de cola e bolhas.

– Se tiver um rolo de costura, passe por cima das bordas para alisar ainda mais a região.

Agora você não terá mais desculpas para deixar o papel de parede danificado na sua casa. Com essas dicas ficou muito mais fácil deixar a casa sempre com cara nova!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: