Flores na decoração: sua casa mais alegre! - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Flores na decoração: sua casa mais alegre!

Publicado em 08/12/2016

Além de perfumar o ambiente, quando usamos flores na decoração deixamos nossa casa mais bonita e alegre, tanto para quem mora nela quanto para quem aparece para fazer uma visita. Inclusive, até existem pesquisas que provam que, ao soltar seu aroma, as flores também liberam endorfinas, hormônios que dão prazer e ajudam a relaxar.

Gostou? Siga nossas dicas para fazer bonito com as flores na decoração da sua casa!

Cores

A primeira dica parece básica, mas deve ser seguida sempre que você quiser decorar um ambiente com flores: veja quais são as cores predominantes no cômodo e, a partir de uma ou duas cores principais, defina as cores do seu arranjo de flores.

Você pode escolher se vai criar um arranjo monocromático apenas com diversos tons de uma mesma cor, ou escolher flores em cores opostas, para criar contraste com seu papel de parede e seus móveis, por exemplo. Você pode clicar aqui para ler todas as nossas dicas sobre harmonização de cores na decoração.

Dicas:

  • Se você quer dar mais vida a um ambiente que tem cores claras, opte por flores escuras e em tons vivos.
  • Para chamar atenção para o arranjo de flores na decoração em um ambiente escuro, escolha flores brancas e um vaso também branco, transparente ou metálico: você vai ver como vai saltar aos olhos!
  • Se você deseja harmonizar as flores em um cômodo que já tem uma decoração romântica, escolha flores em tons pastéis e mais miúdas.

Decorando sem erro

Se você vai usar as flores em cômodos espaçosos e grandiosos, os arranjos devem ser grandes, com vasos imponentes para que não sumam no ambiente. Caso o ambiente seja delicado ou menor, os arranjos também precisam ser menores, para não poluir demais a decoração.

Você também pode fazer uma composição de vários vasos e arranjos num mesmo local. Escolha um vaso principal para ser o foco da atenção, normalmente mais alto, maior ou mais colorido, e outros vasos menores e mais discretos para acompanhar.

Perigos escondidos

Se existe alguma pessoa alérgica na sua casa, cuidado ao escolher flores com perfume forte demais ou que soltam muito pólen, principalmente em ambientes internos que são fechados ou não têm muita ventilação.

As flores mais indicadas para pessoas alérgicas são as rosas, orquídeas, cactos, narcisos, gerânios e tulipas. Já as margaridas, girassóis, jasmins, lírios, violetas e crisântemos costumam causar mais alergias, devendo ser evitadas.

Se você tem animais de estimação, principalmente gatos ou cachorros, deve ter um cuidado extra na hora de escolher as flores certas para decorar sua casa. Muitas espécies são venenosas e até letais para os seus bichinhos. Informe-se com o seu veterinário.

Cuidados

Para usar flores na decoração, elas devem estar sempre bonitas, afinal, o objetivo é enfeitar a casa e não enfeiar. Veja nossas dicas para suas flores durarem mais tempo:

Se as flores estão em vasos com água, lave-os a cada 2 dias com algumas gotas de água sanitária ou cloro diluídas em água.

 

Você pode comprar adubos para as flores que estão plantadas em vasos. Informe-se em floriculturas qual o melhor tipo de adubo para cada planta que você tem.

Assim que você perceber flores ou folhas secas no seu arranjo de flores, arranque-as com cuidado, para manter o enfeite bonito por mais tempo.

Durabilidade

Não se esqueça de pesquisar quais flores gostam de sol, luminosidade, umidade, ventilação, escurinho, frio, calor, e outros fatores que irão fazer com que elas durem mais tempo. Colocar um arranjo de flores no local certo garante que elas vão durar muito mais tempo na sua decoração!

Como escolher

Ao escolher flores para decorar sua casa, prefira as que ainda têm botões fechados, pois flores já abertas irão estragar mais rápido. Se a floricultura só tiver flores já abertas, escolha aquelas com caule menor.

Manchas nas folhas ou pétalas e caules pretos e moles demais são sinal de que as flores já estão começando a se deteriorar e irão durar pouquíssimo tempo. Fique atento!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: