Ideias para usar a cômoda de um jeito diferente - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Ideias para usar a cômoda de um jeito diferente

Publicado em 31/01/2017

Você sabe o que é uma cômoda? Muitas pessoas, logo que ouvem ou lêem essa palavra, já se lembram delas dentro de quartos, porque é onde é mais comumente encontrada. Mas isso não quer dizer que ela só terá uso neste cômodo da casa.

A cômoda, para quem não sabe, nada mais é do que um móvel baixo com pés aparentes, gavetas ou portas e um tampo por cima, com a utilidade de normalmente guardar roupas mais leves ou objetos em geral. Ela surgiu no século XV e foi difundida por todo o mundo e se adaptou aos novos tempos.

Atualmente podemos encontrar a cômoda em diversos outros locais da casa e com usos bem distintos. E com um pouco de imaginação e criatividade, conseguimos até resgatar uma cômoda velha e dar novo uso ou cara nova a ela.

Para que possamos escolher uma cômoda e em qual ambiente ela combinará mais, precisamos levar em consideração algumas questões como:

  • O estilo da casa ou ambiente, para que a cômoda siga o mesmo estilo, já que existem tantos modelos disponíveis hoje no mercado.
  • A cor e forma da cômoda que harmonizem com o restante da casa.
  • Decidir se a cômoda será o centro das atenções de um ambiente ou se será um complemento. A partir daí será mais fácil decidir como será essa cômoda, se uma que destoa do restante da decoração para chamar mais atenção ou se uma que tenha a ver como ambiente.
  • Portas ou gavetas? Puxadores embutidos ou aparentes?

Decidido o ambiente em que ela vai estar, fica mais fácil decidir o restante. Veja aqui algumas ideias de cômodas em vários ambientes da casa.

Cômoda na sala de jantar

A cômoda na sala de jantar substitui o buffet que sempre usamos e podemos usar de complemento para os armários da cozinha e deixar os jogos de talheres, pratos e copos usados para visitas. A parte do tampo serve como apoio para que as pessoas se sirvam.

Quando não está sendo utilizada, ela pode apoiar objetos de decoração e o que mais desejar, desde que combine com a cômoda e com o restante do ambiente.

Ao escolher a cômoda na sala de jantar, tenha em mente que ela deve combinar com as mesas e cadeiras do local, para não parecer que você encontrou uma cômoda qualquer e a colocou ali, sem planejar.

Cômoda na sala de estar e hall

Na sala de estar ou hall, a cômoda pode ser útil como um apoio para guardar correspondências e chaves, por exemplo, e também para colocar elementos decorativos sobre ela.

Ela também substitui um rack, para apoiar a TV e outros equipamentos eletrônicos.

A cômoda também pode virar um bar, para acomodar as garrafas de bebidas, além de copos, taças e utensílios específicos.

Cômoda na cozinha

Parece difícil imaginar uma cômoda na cozinha. Mas é muito fácil incorporar esse móvel nesse ambiente.

É possível utilizar a cômoda como uma bancada central da cozinha, para o preparo de alimentos, no estilo das cozinhas americanas ou ainda utilizar como complementos de armários, para guardar utensílios de cozinha, como panelas e pratos.

Apenas certifique-se de que seu tampo seja de um material que pode ser lavado. Pode-se aplicar resina ou cobrir com uma pedra ou placa de vidro.

Cômoda no banheiro

Aqui é o ambiente mais inusitado da casa para colocar uma cômoda, mas que fica muito elegante e diferente!

Ao invés da pia ou bancada para lavar as mãos, você pode substituir por uma cômoda e com alguns ajustes, para que possa embutir uma pia e também para que dentro dela passem os canos, assim não é necessário ter um gabinete.

Cômoda no quarto

Aqui é o ambiente em que mais vemos a cômoda com toda sua elegância e é o local em que as pessoas mais sabem usá-la na hora de decorar.

Use como um armário para guardar roupas que possam ser dobradas e não ter perigo de amassar ou também utilize as menores ao lado da cama e colocar seus pertences pessoais.

No quarto ainda, você pode utilizar a cômoda como penteadeira e colocar um espelho e um banquinho.

Você percebeu que é possível colocar a cômoda em qualquer lugar da casa, contanto que ela tenha uma função e harmonize com a decoração?

Só fique atenta também à altura dela, dependendo de sua utilidade: por exemplo para um apoio de TV, não coloque uma cômoda muito alta e para uma penteadeira ou apoio de preparo de alimentos, não pode ser muito baixa.

Com essas dicas ficará mais fácil usar uma cômoda de um jeito diferente e que se adeque ao seu perfil e a sua funcionalidade!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: