Não cometa esses 10 erros na decoração - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Não cometa esses 10 erros na decoração

Publicado em 10/10/2017

Quando começamos a decorar nossa casa, nos empolgamos e queremos mudar todos os ambientes, mas tudo precisa ser bem pensado e planejado antes, pois não adianta nada você gastar todo o seu dinheiro imaginando que sua casa ficaria linda e que na verdade você poderia deixá-la melhor do que está.

Por isso mostraremos aqui 10 erros na decoração que você não deve cometer, para que assim o seu dinheiro seja valorizado e que o objetivo de decorar a casa com bom gosto tenha sido alcançado.

Não pensar na dimensão dos móveis

Sempre que você vai comprar algo, é necessário planejamento. Meça o tamanho do ambiente para saber a dimensão máxima que o móvel poderá ter.

Um dos erros na decoração mais comuns é você não pensar na dimensão dos móveis. É bem estranho você ter uma sala grande e seu sofá não condizer com esse espaço ou ainda ter uma sala pequena com um sofá que ocupa ela inteira, mal havendo uma distância confortável para assistir televisão ou não havendo espaço para circulação.

Siga as proporções: ambientes menores pedem móveis menores e ambientes maiores podem ter móveis maiores e em maior quantidade.

Colocar muitos itens de decoração

Você colocou todos os móveis na sua sala de estar e de repente percebeu que está tudo muito vazio e vai atrás de objetos de decoração para preencher todos os espaços possíveis? Cuidado para não pecar no excesso.

Os erros na decoração ao se colocar muitos objetos são que os ambientes poderão ficar sobrecarregados e criar uma poluição visual indesejada, ainda mais se o objeto não combinar com o estilo do ambiente ou for de uma cor que não combina com todo o resto.

Tapetes pequenos

Um dos maiores erros na decoração é escolher tapetes pequenos.

Muitas pessoas optam pelos tamanhos menores porque quanto maiores, mais caros eles são, mas se você acha que um tapete maior ficaria melhor e não quer gastar dinheiro a mais, melhor não comprar.

O tapete precisa ficar por baixo dos móveis como sofá, poltrona, centro de mesa e mesa lateral e nunca fora do sofá. Você pode perceber que o ambiente fica muito aconchegante se o tapete cobre praticamente todo o ambiente e “morde” os móveis que estão ali, pois assim formam uma unidade.

Para saber mais sobre como utilizar os tapetes na decoração, veja o post Saiba como escolher tapetes para sua decoração.

Cortinas muito longas ou muito curtas

Cortinas que ficam arrastando no piso são péssimas. O ideal para as cortinas longas é deixar a barra com 2 a 3 cm acima do piso, para deixar o ambiente elegante.

Se a porta ou janela ocupa quase toda a parede, opte por colocar cortinas de parede a parede e não somente onde está a porta ou janela, para não deixar um pedaço mínimo da parede aparecendo e deixe a cortina o mais próximo possível do teto. Para essas cortinas mais longas, é interessante que as barras de 20 cm de altura para trazer mais elegância.

Se a janela não vai até o piso, deixe a cortina o mais próximo possível do teto e a barra terminando a 10 cm abaixo do peitoril (altura do piso até o início da janela) da janela.

Ambientes pequenos pedem cortinas de tecidos mais leves, já as cortinas mais pesadas ficam melhores em ambientes maiores.

Deixar tudo branco

Um dos erros na decoração mais comuns para quem tem medo de cores é deixar todo o ambiente branco: móveis brancos com piso e parede bancos.

O branco deixa qualquer ambiente mais sofisticado, mas em excesso pode torná-lo frio e impessoal.

Então não tenha medo e abuse das cores, lembrando sempre de combinar as cores entre si e analisar se você não se cansará de determinada cor depois de passado um tempo. Veja esses posts para te ajudar a dar um colorido na sua casa:

Não aproveitar as varandas e terraços

Se o dinheiro está curto, pode ser que não tenha conseguido decorar seu terraço e o deixou bem sem gracinha, mas pense antes de começar a fazer o planejamento. Será que não seria legal dar uma atenção especial a ele, para que assim se torne um refúgio para os dias de sossego?

É possível transformar o terraço em uma cozinha gourmet, para preparar aquele churrasco ou uma comidinha mais especial ou ainda deixá-lo mais aconchegante com o uso de bancos, pufes, almofadas e mesas baixas.

Só utilizar iluminação direta

Um dos erros na decoração que poderiam melhorar muito o conforto visual de um ambiente é só fazer uso de iluminação direta.

Você pode, além de utilizar a iluminação que vem do teto, usar também abajures, luminárias e até velas e candelabros para tornar o ambiente mais intimista e confortante.

Não pensar na circulação

Como já comentamos, colocar móveis sem pensar na circulação entre eles é um dos erros na decoração mais comuns de serem vistos.

Se você quer colocar uma mesa de jantar de 6 lugares, veja se é possível ter essa quantidade de lugares no espaço que você tem. É preciso que haja um espaço mínimo para as pessoas andarem em volta e também espaço para empurrar as cadeiras ao se sentar ou levantar.

Uma ideia para quem não tem tanto espaço, mas quer que a mesa comporte mais pessoas é utilizar pufes, que podem ficar na sala de estar servindo como poltrona e depois na hora de servir a comida, os pufes são levados para a mesa de jantar.

Desorganização

Do que adianta você deixar sua casa impecável, mas só nos primeiros dias?

Tenha uma rotina de organização para que tudo o que você sempre sonhou não desapareça de uma hora para outra.

Siga alguns mandamentos:

  • Tenha um lugar para guardar cada item.
  • Se tirou algo, guarde-o depois de volta no mesmo lugar.
  • Não espere para guardar depois ou no dia seguinte, pois as chances de a bagunça continuar ali são grandes.
  • Faça uma lista de tudo o que precisa ser organizado durante a semana, para não sobrecarregar mais um dia que o outro.

Não aproveitar o espaço vertical

O espaço que mais ocupamos é o piso, mas um dos erros na decoração mais comuns que vemos por aí é que as pessoas reclamam que seus apartamentos são pequenos e que não cabe nada ali, mas daí é possível perceber que as paredes não foram utilizadas. Por isso faça uso do espaço vertical: use prateleiras e nichos para guardar o que bem entender, pois elas não ocupam espaço do piso, opte por armários que ficam no alto para guardar o que se usa pouco e decore as paredes com quadros e pôsteres.

Viu como não é tão difícil deixar sua casa do jeitinho que sempre quis? É só questão de você ter certa noção do que fica legal e do que não fica para ter a casa dos seus sonhos e com a nossa ajudinha, deixou tudo um pouco mais fácil!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: