Você sabe o que é um gatilho mental? 
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Você sabe o que é um gatilho mental?

Publicado em 05/10/2017

Será que você está conseguindo criar mensagens e praticar ações capazes de gerar vendas e melhorar os resultados financeiros da sua loja de decoração?

Se você respondeu que não, preste bem atenção, pois existe uma ferramenta muito importante que pode te ajudar, e muito, a tornar sua rotina de vendas mais interessante e eficaz: os gatilhos mentais.

Mas afinal, o que é um gatilho mental e para que serve?

Trata-se de um recurso, que comprovadamente, tem ajudado a ativar as emoções dos consumidores, os levando a desejar os produtos e/ou serviços oferecidos antes mesmo de tomarem conhecimento das suas características e vantagens.

Nesse sentido, qualquer frase, palavra, expressão, atitude ou pedaço de um conteúdo que acione o lado emocional é considerado um gatilho mental, pois são capazes de engajar as pessoas, motivando-as a agir.

Geralmente o gatilho mental é acionado de forma inconsciente e é utilizado como arma de persuasão para se alcançar um objetivo específico, nesse caso, para gerar vendas.

São muitos os gatilhos mentais existentes, cada um deles utilizados para fins específicos, mas vamos abordar agora alguns que podem ser de grande utilidade para você adotar juntamente com outras estratégias de venda na sua loja de decoração.

Gatilho Mental da Escassez

Esse gatilho pode fazer com que um cliente hesitante tome uma decisão rápida para efetuar uma compra de um produto que está acabando. Para ativá-lo você pode promover uma oferta restrita aos primeiros 20 compradores e oferecer um desconto, por exemplo.

Assim é possível despertar o comportamento de urgência no cliente, fazendo com que ele saia do estado de inércia e entre em ação rapidamente.

Gatilho Mental da Reciprocidade

Esse gatilho mental ativa no outro a necessidade de retribuição, faz com que o cliente se sinta inconscientemente na “obrigação” de retribuir algo a você, no caso, a compra de um produto. Ele também pode fazer com que o cliente fique muito mais aberto a futuras negociações.

Para ativar esse gatilho você deve oferecer algo de valor para seu cliente, tal como uma amostra grátis, uma informação relevante ou uma experiência de compra positiva que seja inesquecível para ele.

Gatilho Mental da Razão

Muitas vezes não basta indicar, descrever as características e benefícios de um produto para o cliente. Em certos casos é preciso mais, é preciso a “aprovação de personalidade”.

Ou seja, se você der uma referência de uma pessoa (que tenha credibilidade), “fulana de tal é nossa cliente e usa nossos produtos há um ano”, esse gatilho fará toda a diferença para que muitos consumidores passem a comprar em sua loja.

Lógico que isso não precisa ser falado diretamente para o cliente. Uma forma eficaz e bastante utilizada é a inserção dessa informação nas redes sociais, com a exposição de declarações e imagens da figura pública.

Gatilho Mental da Prova Social

Somos seres sociais e temos a necessidade de pertencer a um grupo, por isso mesmo a prova social é um gatilho muito poderoso para atrair clientes.

Para ativar esse gatilho em sua loja de decoração, use números de pesquisa de satisfação, depoimentos de clientes, imagens de pessoas usando seus produtos engajamento nas redes sociais, número de leitores do site, entre outros.

Quanto mais pessoas optam por determinado produto e/ou serviço e isso chega ao conhecimento do público, muito mais consumidores serão influenciados a tomar a mesma atitude. Essa é uma forma incrível de fidelizar clientes!

Gatilho Mental Novidade

Para acionar esse gatilho no cliente você precisa estar atento as novidades do mercado no qual sua loja está inserida e incluir de tempos em tempos uma atualização em seu produto ou serviço. Mas sempre atualizações significativas, que façam ter sentido adquirir a nova versão.

Além de estar usando um atalho mental muito eficaz, você não corre o risco de ficar atrás de seus concorrentes, mesmo porque você precisa se igualar ou superá-los a todo momento. E, de fato, com a velocidade com que coisas novas surgem, é cada vez mais necessário superar as expectativas do público a fim de gerar muito mais vendas.

 

Aja com ética e sempre cumpra com o prometido. Jamais utilize os gatilhos mentais somente em benefício próprio, afinal essa ferramenta não deve ser utilizada para manipular as pessoas, não é mesmo?

 

Aproveite os benefícios dos gatilhos mentais e permaneça na memória afetiva de seus clientes!

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