O que fazer antes de começar um projeto DIY - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

O que fazer antes de começar um projeto DIY

Publicado em 29/05/2017

Foi mordido pelo bichinho do faça-você-mesmo e quer começar um projeto DIY? Reunimos aqui várias dicas para você descobrir o que precisa fazer antes de começar um projeto desse tipo.

Não importa se você tem uma casa alugada, se não quer jogar tudo fora ou se o seu orçamento é apertado: sempre é possível personalizar sua decoração, nem que seja apenas nos detalhes. Veja nossas dicas.

Inspire-se!

Todos os bons projetos começam com alguma inspiração. Onde encontrá-la? Pode ser em livros de design ou revistas de decoração e arquitetura, mas hoje em dia também é muito fácil encontrar inspiração na internet!

Pode ser um blog com dicas de decoração, um Instagram com tendências de design ou até mesmo dar uma espiada por dentro da casa das celebridades: tudo serve de inspiração para você começar a formular seu próprio projeto.

Faça uma conta no Pinterest

Caso você não conheça, o Pinterest é uma rede social para você criar pastas com inspirações; os temas são bem variados, indo de ideias de maquiagem, passando por receitas, dicas de organização e decoração.

Aliás, as ideias de decoração no Pinterest são ótimas e uma fonte garantida de inspiração para você começar um projeto DIY! Crie uma conta lá (é de graça) e comece a salvar referências, cores de tinta, papéis de parede e objetos de decoração que você gostaria de usar no seu projeto.

Dê um passeio

Faz parte de todo o ritual de começar um “faça-você-mesmo”: vá passear em grandes lojas de material de construção e decoração. Sim, estamos falando de lojas como Etna e Tok&Stok, que sempre têm ambientes decorados no local que rendem ótimas inspirações.

Tenha um plano

Você não pode começar uma reforma sem ter um plano. Liste exatamente tudo o que quer mudar, ambiente por ambiente.

Por exemplo: no banheiro, você quer trocar a porta do Box, instalar nichos e colocar um espelho maior. No hall de entrada, você quer colocar papel de parede e fazer um painel com quadros.

Fazendo uma lista de tudo o que deseja mudar, fica mais fácil ter um plano de ação e saber exatamente do que você vai precisar.

Faça orçamentos

É uma parte chata, mas é importante calcular muito bem todo o orçamento da sua reforma DIY. Não se esqueça de visitar lojas como Leroy Merlin, Dicico, Telha Norte, C&C e outras do ramo.

Algumas delas, dependendo de quanto dinheiro você gastar, não cobram taxa de entrega.

Teste antes

Antes de colocar a mão na massa e começar a pintar móveis e paredes, é legal fazer um teste para ver se a cor vai ficar boa.

Pode parecer difícil, mas é possível que você use sua cor favorita nas paredes e depois odeie o resultado! Por isso, evite o desperdício de tempo e dinheiro e faça um teste antes, com pequenos pedaços de papel colorido ou até mesmo alguns centímetros de tinta.

Peça emprestado

Se você tem amigos e parentes que trabalham com artesanato ou são entusiastas do mundo do DIY, provavelmente eles têm algumas coisas para te emprestar.

Seja um rolo de pintura, escadas, furadeiras ou outros materiais, qualquer ajuda é válida para economizar dinheiro!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: