O que você precisa saber antes de abrir uma loja - Bucalo
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O que você precisa saber antes de abrir uma loja

Publicado em 11/07/2017

Atualmente, muitas pessoas estão optando em sair do emprego convencional para criar o seu próprio negócio. Abrir uma loja de decoração, por exemplo, tem sido a escolha de muitos que enxergam esse segmento como uma grande oportunidade de negócio.

Mas afinal, as pessoas estão buscando as informações necessárias para iniciar o empreendimento? Elas têm o mínimo de conhecimento sobre a área em que desejam atuar? Se sentem seguras e aptas para enfrentarem os desafios que vem pela frente?

A resposta é não. Uma boa parte das pessoas embarca no empreendimento sem conhecer bem o mercado, seu público-alvo e sem fazer um planejamento adequado para o negócio. E isso não é tudo, existem muitos outros detalhes que devem ser levados em consideração.

Por isso, resolvemos destacar algumas informações relevantes para que você possa realizar o sonho de abrir uma loja de decoração com maior segurança.

O que você precisa saber antes de abrir uma loja:

Conhecimento sobre o mercado

O conhecimento sobre o mercado é indispensável para quem pretende abrir uma loja de decoração. É preciso fazer uma pesquisa bem rigorosa, com o intuito de identificar quais são os possíveis clientes e quais demandas eles possuem.

Além disso, você deve estar atento às características do mercado e possíveis oscilações. Para isso é necessário estar sempre atualizado e conhecer as novas tendências, pois elas podem representar excelentes oportunidades.

O conhecimento adquirido permite mensurar qual é a real capacidade de crescimento do seu negócio e verificar se terá boa aceitação. Esse entendimento também passa pela identificação dos melhores fornecedores, que devem ter o melhor preço com a melhor qualidade possível.

Conhecimento sobre o público

Nessa etapa você deve conhecer o público-alvo e suas necessidades. Você deve saber que seus futuros clientes não querem apenas adquirir determinados produtos, mas buscam por soluções para o que desejam ou procuram.

O que fazer para descobrir as características dos consumidores?

  • Identificar as características gerais, tais como: gênero, faixa etária, escolaridade, de possuem família pequena ou grande, em que trabalham, faixa salarial, local onde moram, entre outros.
  • Identificar os interesses e comportamentos: a quantidade que compram, com que frequência adquirem os produtos que você deseja vender, onde costumam fazer compras e o preço que pagam pelos produtos, etc.
  • Verificar os motivos que fazem as pessoas comprarem: preço, qualidade, prazo de entrega, marca, condições de pagamento, atendimento, entre outros.

Validação do modelo de negócio

O modelo de negócio é um instrumento essencial para estruturar um empreendimento. É uma maneira de aumentar as suas chances de sucesso.

Aqui estão alguns tópicos interessantes para você analisar:

  1. Segmento de clientes: os consumidores são categorizados conforme características, atributos, necessidades ou outros pontos semelhantes;
  2. Oferta de valor: o que faz sua loja se diferenciar e oferecer um item único para o segmento de clientes;
  3. Canais de distribuição: as maneiras pelas quais a empresa entra em contato com os clientes. É comum abranger ações de logística ou de marketing;
  4. Relacionamento: a forma pela qual você interage com os clientes;
  5. Fontes de receita: as formas que permitirão à empresa gerar receita;
  6. Atividades-chave: as ações necessárias para que seu negócio funcione de maneira adequada;

A partir da investigação e reflexão desses pontos, é possível validar o seu modelo de negócio e fazer os ajustes necessários.

Pesquisa sobre concorrentes

A concorrência é outro ponto importante a ser pensado antes de abrir uma loja. Conhecendo a fundo os erros dos outros, torna-se possível adotar as melhores práticas e colher bons resultados.

Você precisa analisar a localização, os preços, a qualidade, condições de pagamento, atendimento ao cliente, entre outros. A partir dessa pesquisa, você saberá identificar o que precisa para ter um diferencial frente aos seus concorrentes.

Existem basicamente dois tipos de concorrência. São eles:

Concorrência direta: a outra loja oferece produtos ou serviços iguais aos seus e tem o objetivo de atingir o mesmo nicho de mercado.

Concorrência indireta: a outra loja oferece produtos semelhantes, tendo a finalidade de alcançar o mesmo perfil de consumidor.

Diante das informações obtidas com a análise da sua concorrência, você encontrará pontos negativos, positivos, oportunidades e demandas não atendidas.

Investimento necessário

Outro ponto a ser considerado antes de abrir uma loja de decoração é o investimento necessário para tal finalidade. Essa é uma ação importante, principalmente no começo do negócio, pois é essencial que você esteja a par dos custos iniciais para abertura da loja e mantê-la.

Em relação aos custos iniciais podemos destacar: despesa com aluguel do espaço, documentação, contratação de pessoal, etc. No caso dos documentos, as principais taxas a serem pagas dizem respeito ao alvará de funcionamento e à Junta Comercial, mas outras taxas podem ser cobradas de acordo com a cidade e estado aonde a loja vai se situar.

Você também deve considerar um valor destinado ao capital de giro e um valor adicional para arcar com imprevistos e despesas extras. Você deve ter a garantia de poder manter a sua empresa funcionado por pelo menos 1 a 2 anos. Coloque todos os valores em uma planilha e defina o quanto precisa.

Em relação à tributação, conte com a ajuda de um bom contador, pois o mesmo irá indicar o melhor regime tributário para que você pague o mínimo de impostos. Isso irá depender também do tamanho do seu negócio.

Quanto aos documentos necessários para a abertura da sua loja de decoração, entre em contato com a prefeitura da sua cidade e com o SEBRAE para obter todas as informações relativas ao empreendimento.

Achou as nossas dicas interessantes? Conte pra gente!

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