Quer empreender? Veja as nossas dicas financeiras! - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Quer empreender? Veja as nossas dicas financeiras!

Publicado em 07/04/2017

Há ainda no Brasil um número considerável de empresas que, depois de algum tempo no mercado, se vêem obrigadas a fecharem as portas sem que os empreendedores tenham sequer experimentado o gostinho de verem seu negócio crescer e se destacar.

Essa situação muitas vezes se apresenta pela falta de experiência, por se fazer investimentos inadequados e, principalmente, por uma série de dificuldades para realizar um bom planejamento financeiro do negócio.

Por isso que ao pensar em abrir uma empresa é fundamental buscar meios que viabilizem o equilíbrio das finanças e evitem prejuízos que podem levar a empresa para o buraco.

Se você deseja abrir seu negócio, é preciso estar preparado para fazer uma boa gestão financeira e garantir o sucesso do seu negócio. Para tal, destacamos alguns pontos que devem ser levados em consideração.

Veja nossas dicas financeiras!

  • Não adianta ter só paixão pelo negócio, você precisa entender um pouco de todas as áreas, e com as finanças você precisa ter um pouco mais de atenção. Sem um controle preciso sobre os números do seu negócio, o risco de se perder no caminho e ter prejuízos fica enorme.
  • Se você não possui experiência no ramo que deseja investir, busque um sócio ou a ajuda de uma consultoria que possa auxiliá-lo.
  • Invista na sua capacitação, participe de cursos e seminários que possam te dar uma visão melhor do mercado e de como lidar melhor com as finanças.
  • Elabore um plano de negócios para definir investimentos, custos e rentabilidade do negócio pelo menos dos três primeiros anos.
  • Estabeleça prioridades de investimento. Áreas como marketing, capacitação de funcionários e estruturais devem estar em primeiro plano, pois estão ligadas diretamente aos clientes e ao funcionamento da empresa.
  • Antes de abrir seu negócio, certifique-se de que tem dinheiro suficiente para cobrir os gastos ao longo de um ano.
  • Separe as finanças pessoais das finanças da empresa. Como? Separe as contas bancárias pessoais das contas da empresa, mesmo que você seja o único dono do negócio, pois essa atitude permite acompanhar melhor os gastos, receitas e resultados.
  • Separe um tempo para acompanhar de perto o andamento das finanças do seu negócio.
  • Nunca pegue dinheiro da empresa para efetuar pagamentos de contas pessoais. Você precisa ter total consciência de que o dinheiro que a empresa possui é para arcar com as necessidades dela mesma: como contas do dia a dia, para cobrir imprevistos e, principalmente, crescer.
  • Analise periodicamente o fluxo de caixa, pois ele é um grande instrumento de controle de entrada e saída de dinheiro, ou seja, de toda a movimentação do capital do seu negócio.
  • Tenha um fundo de reserva para cobrir despesas de caráter emergencial.
  • Sempre que possível, negocie com os seus fornecedores valores melhores. Com custos menores, você conseguirá praticar preços mais justos para os clientes e atraí-los cada vez mais.
  • Use parte do seu lucro para fazer novos investimentos a favor da sua empresa. É o seu lucro que garantirá o crescimento do negócio!
  • Defina o seu salário e o salário do sócio (se tiver). Se os salários ficarem muito abaixo dos lucros gerados, vocês podem fazer retiradas semestrais, por exemplo. Mas não se esqueça de manter um valor retido para poder sempre reinvestir de acordo com as necessidades da empresa.

E então, o que achou das nossas dicas financeiras para orientar seu novo empreendimento?

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: