Saiba como aplicar papel de parede nos cantos - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Saiba como aplicar papel de parede nos cantos

Publicado em 03/05/2017

Para quem acompanha nosso blog, já sabe que a aplicação de papel de parede é um modo bastante versátil, rápido e prático para mudar totalmente a cara de um ambiente.

Versátil porque com suas estampas e cores, de uma hora para outra, você tem um ambiente novo, e rápido e prático porque você mesmo pode instalar sem fazer sujeira!

Para que a instalação se torne algo mais fácil ainda, daremos algumas dicas de como aplicar papel de parede nos cantos de paredes, caso queira que mais paredes de sua casa ganhem mais cor e elegância.

Como aplicar papel de parede nos cantos internos

Para você entender o que são os cantos internos, pense em duas paredes que se juntam e formam um ângulo reto (90º) que aponta para “dentro”, como na imagem abaixo.

Caso haja algum encontro entre duas paredes formando uma saliência, esses são chamados de cantos externos, que explicaremos como será sua aplicação ao longo desse post.

Quando você for aplicar o papel de parede, verifique se é um papel de parede grosso, como o vinílico, ou fino, como o tecido.

Se for um papel de parede fino, a última faixa vertical deverá ter uma sobra entre 1 e 2 centímetros. Cole essa última faixa exatamente como colou as outras e com as sobras, utilize uma espátula larga ou uma régua para lhe ajudar a colar na parede que forma o canto. Preste atenção ao colar as faixas lado a lado, tomando cuidado para que os desenhos se encaixem entre uma faixa e outra.

A diferença para o papel de parede grosso é que a sobra deverá ter entre 5 a 8cm.

Essas sobras são necessárias porque nem toda parede é reta e se cortássemos o papel de parede rente ao canto, poderia ficar torto.

Como aplicar papel de parede depois da parede do canto interno

Depois de colocado o papel de parede no canto interno com as sobras entre 1 e 2 cm (ou se for mais grosso, com 5 a 8 cm), o próximo passo é colar outra faixa de papel de parede na parede onde ficou colada a sobra.

Alinhe os desenhos dessa faixa com a sobra, sobreponha uma a outra e deixe uma sobra de uns 2cm no teto, para que você possa cortar depois e fazer um acabamento perfeito. Se o papel de parede for fino, essa sobreposição não aparecerá, mas se for papel de parede grosso sim. E como fazer então?

O que é muito comum para quem já tem experiência é utilizar o corte de costura dupla, que nada mais é do que cortar, ao mesmo tempo, duas tiras de faixas diferentes de papel de parede, para que fiquem alinhadas sem se sobrepor.

Para que esse corte dê certo, utilize um estilete especial para esse fim, de modo a cortar precisamente onde você quer, além de não marcar a parede.

Alinhe os desenhos das faixas diferentes e sobreponha uma a outra, como na imagem acima. Bem na linha em que os desenhos das duas se encontram, será onde passará o estilete.

Utilize um guia de corte ou uma régua longa e passe o estilete. É necessária certa precisão e um pouco de paciência para fazer o acabamento ficar bom, mas se você viu que, retirando essas tiras que cortou, os desenhos estão alinhados sem estarem sobrepostos, você fez o trabalho perfeito. Se acha que não conseguirá fazer por você mesmo, peça ajuda de um profissional capacitado para lhe ajudar.

Como aplicar papel de parede nos cantos externos

Como já mencionamos acima, o canto externo é o encontro entre duas paredes, que formam um ângulo de 90º para “fora”.

Meça a largura da parede que receberá o papel de parede e deixe uma sobra de 1 a 2cm para papel de parede fino e de 5 a 8cm para papel de parede grosso, assim como fazemos com os cantos internos. Corte outra faixa que será a próxima a ser colada por cima dessa sobra.

Sobreponha essa faixa em cima da sobra da faixa anterior, alinhe os desenhos e cole. Se a parede não for reta poderão aparecer umas sobras, então passe o estilete e pronto.

Além de sobrepor as duas faixas, existe o método de cortar as duas faixas rente ao canto reto das paredes, de modo a não fazer nenhuma sobreposição, pois geralmente os cantos externos são mais bem acabados e são praticamente retos, o que poderá tornar esse método com melhor acabamento.

Se o papel de parede for grosso, utilize o método do corte de costura dupla.

 

Seguindo nossas dicas, você vai conseguir aplicar papel de parede nos cantos. Tenha paciência e mão firme para conseguir fazer com que sua casa pareça uma foto de capa de revista!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: