Como escolher o papel de parede ideal? - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Como escolher o papel de parede ideal?

Publicado em 07/03/2017

Sabemos que não existem regras na hora de decorar sua casa, mas com algumas dicas você não ficará tão confusa e indecisa dentre tantos objetos de decoração e papéis de parede existentes no mercado.

Saiba que existem papéis de parede ideais para cada cômodo, de forma que fiquem harmônicos com o restante da decoração e que sejam condizentes com cada ambiente.

Então, na hora de escolher o papel de parede ideal para você e seu cantinho, siga nossas dicas e veja como é fácil. Não deixe suas preferências de lado, elas é que serão fundamentais na escolha certa!

Saiba como escolher o papel de parede ideal

Por estilo de decoração

Se você está pensando em colocar um papel de parede na sala de estar, por exemplo, e ainda não faz ideia de que estilo de decoração você terá nesse ambiente, a hora de decidir é agora. Para que você não tenha um papel de parede que destoe do restante da decoração do ambiente, o certo é pensar no estilo do papel de parede com a do ambiente, para que combinem entre si.

Veja alguns exemplos:

  • Estilo retrô: nesse estilo os móveis são normalmente de cor mais escura e pedem cores mais fortes, como o laranja e o marrom. Opte por essas cores no papel de parede. Para as estampas, utilize flores pequenas, arabescos e xadrez, por exemplo.
  • Estilo moderno: esse é o mais fácil de combinar, pois aceita muito bem qualquer tipo de cor (claro que isso dependerá de que cores serão os móveis e os objetos de decoração) e as estampas que melhor combinam são os geométricos e as listras.
  • Estilo clássico: aqui prevalecem os tons neutros para as cores dos papéis de parede e também motivos florais e que remetem à natureza. São ideais para ambientes de longa permanência, como quartos, sala de estar e escritórios.

Por tipo de material

Para cada tipo de ambiente existe um tipo de papel de parede ideal, mas aqui não estamos falando de estampas e cores e sim do tipo de material utilizado para a fabricação desses papéis de parede. Quando utilizados nos ambientes corretos, o tempo de vida do material é maior.

  • Para os ambientes que chamamos de área molhada, que são as áreas que ficarão molhadas ou úmidas, como banheiros, lavabos, cozinha e área de serviço, é aconselhável utilizar papel de parede do tipo vinílico, pois são de fácil limpeza e não absorvem água, umidade e nem gordura, no caso da cozinha.
  • Se você tem alguma parede com imperfeições, você pode, ao invés de emassar essa parede, utilizar papéis de parede mais grossos para esconder os defeitinhos.

Por estampa

As estampas fazem toda a diferença na dimensão dos ambientes. É a chamada ilusão de ótica.

  • Se você deseja que seu ambiente se torne maior, utilize estampas de cores mais claras e de preferência com desenhos pequenos e delicados. Caso o ambiente que você queira decorar seja grande, você pode utilizar estampas maiores e de cores mais escuras sem problema.
  • Se for utilizar listras, lembre-se de que listras horizontais aumentam o ambiente e listras verticais aumentam o pé-direito.
  • Caso queira deixar o ambiente mais íntimo e aconchegante, aposte em estampas com cores mais quentes e com desenhos pequenos.

Por ambiente

Para cada ambiente, há um certo tipo de papel de parede que se adequa melhor.

  • Quarto de casal: opte por estampas que não sejam tão femininas, pois não é só a mulher que dormirá ali. Escolha tons mais neutros e estampas mais geométricas ou até floral, mas na medida certa. Converse com seu/ sua parceira e vejam o que gostam mais.
  • Quarto infantil: nesse ambiente você até pode abusar de cores alegres, mas cuidado para não cansar a vista da criançada e deixá-las mais agitadas. A ideia não é essa. Veja o post “Cromoterapia: como as cores influenciam sua vida” em que ensinamos um pouco o que cada cor significa e te ajudará com a escolha das cores de qualquer ambiente.
  • Sala de estar: para escolher o melhor papel de parede, analise o que gostaria de passar para as pessoas. Se for aconchego, como já dissemos acima, utilize cores mais quentes. Caso seja uma pessoa não tão ousada com as cores, opte por tons neutros. Aqui se leva em conta muito mais o gosto do morador e do que ele quer transmitir do que propriamente seguir uma regra, pois há uma infinidade de papéis de parede que são bem-vindos nesse ambiente.
  • Cozinha: usar cores mais quentes na parede de frente para a pia deixará o visual mais alegre e moderno. Você ainda pode usar a parede mais chamativa desse ambiente e escolher um papel de parede com estampa de tijolo aparente ou concreto, para dar um ar mais industrial. Brinque com a criatividade.
  • Banheiro: como os banheiros tendem a ser ambientes pequenos comparados com o restante da casa, opte por papéis de parede que não sejam tão escuros e com estampas muito grandes, para não parecer que o ambiente é menor do que já é. Lembre-se de escolher os vinílicos, para facilitar a limpeza e não estragar por conta do vapor do chuveiro, por exemplo. Veja nosso post com dicas para papel de parede no lavabo e banheiro clicando aqui.

Além de seguir nossas dicas, um ótimo jeito para decorar sua casa com papel de parede é seguir seus gostos e preferências e estudar o que ficará melhor. Mãos à obra!!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: