Sem erro! Saiba como misturar estampas diferentes na decoração - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Sem erro! Saiba como misturar estampas diferentes na decoração

Publicado em 13/09/2017

Escolher o papel de parede para sua casa é sempre bem divertido. Existem tantas estampas e cores que dá vontade de levar todos. E o legal é que você pode misturar as estampas em um mesmo ambiente para poder utilizar mais de uma que gostou!

Veja como é fácil:

Definindo o material

Para cada ambiente pode ser necessário um tipo de material para o papel de parede.

Se o ambiente recebe muita umidade ou gordura, como o caso de banheiros, cozinhas e áreas externas, o melhor é utilizar papéis de parede vinílicos, que são fáceis de limpar e são impermeáveis.

Mas se o ambiente não recebe tanta luz e não tem problema com umidade, você pode usar os de TNT ou de papel mesmo.

Combinando as cores

Um mesmo cômodo pode ter várias estampas diferentes de papel de parede e o mais fácil de combinar é escolher estampas que tenham as mesmas cores, mesmo que não tenham o mesmo estilo.

Mas se você quer ousar, que tal combinar as cores de uma forma um pouco diferente? Veja nosso post “Harmonização de cores na decoração” para saber quais cores combinam ou complementam com outras e tenha um ambiente totalmente diferente e original!

Misture estampas de tamanhos diferentes

Para criar um movimento, utilize dois papéis de parede com tamanhos diferentes de estampas.

Você tira a monotonia do ambiente só fazendo uma combinação do poá com listras, do arabesco como floral e por aí vai.

Combine do jeito que quiser, mas sempre com equilíbrio.

Combine com cores neutras

Sempre que vamos combinar estampas mais coloridas, para haver um certo equilíbrio e não deixar o ambiente ofuscante, o ideal é fazer uso de cores neutras para contrabalancear o colorido.

Se você quer utilizar estampas coloridas e chamativas, deixe algumas paredes com cores suaves e para os móveis e objetos de decoração também.

Defina uma paleta de cores

Esse é um jeito esperto para não errar nas cores da sua decoração e deixar tudo muito carregado.

Escolha de duas a três cores para essa paleta e invista nos papéis de parede, móveis como sofás, armários, poltronas e objetos de decoração como almofadas, tapetes, mantas, vasos e por aí vai.

Essa paleta deve ser escolhida antes mesmo de você começar a comprar os materiais e escolher o papel de parede. Planejamento é a palavra-chave para o sucesso de uma boa combinação de cores e estampas.

Entenda os efeitos visuais das estampas

Cada estampa cria um efeito visual diferente no ambiente.

Listras verticais, por exemplo, fazem com que o ambiente pareça mais alto do que é, já as listras horizontais deixam o ambiente maior. Sabendo disso, imagine utilizar as duas estampas em um só ambiente? Dá para ter uma dor de cabeça ou ainda bagunçar sua visão por tanto movimento criado por essas listras.

Além disso, é preciso saber como cada estampa deve ser utilizada para não ter erros como esse citado acima:

  • cores claras deixam o ambiente que é pequeno, maior.
  • cores escuras deixam o ambiente menor, então use em ambientes maiores.
  • ambientes pequenos pedem estampas menores e ambientes maiores, estampas grandes.

Saiba quanto de papel de parede irá precisar

Como você estará fazendo uma combinação de estampas e precisará de mais de um papel de parede, veja como e onde vai querer que fique cada papel de parede com sua devida estampa, meça cada área, para que depois não falte depois. Atenção: comprar papel de parede depois e de um lote diferente poderá ter diferença nas cores e até nas estampas.

E claro que você não precisa seguir a risca tudo o que foi dito acima. É só saber usar tudo o que dissemos com moderação e sabedoria e usar também o seu bom gosto para deixar sua casa do jeitinho que sempre quis!

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: