Saiba como remover papel de parede antigo - Bucalo
Loja Augusta: (11) 3189-0020
Loja Shop. D&D: (11) 2663-8230
Loja Al. Gabriel: (11) 3062-6481
Revenda: (11) 3087-7877

Saiba como remover papel de parede antigo

Publicado em 07/02/2017

Quando você escolhe um papel de parede para dar um “up” na decoração da sua casa, não é comum ficar pensando em como remover papel de parede antigo, certo? Mas aí é que está o erro.

Para que o trabalho de retirada desse papel de parede antigo seja fácil, que não tome muito do seu tempo e que deixe a parede impecável para receber um novo, você precisa saber o tipo de papel de parede que está comprando e se está utilizando a cola especial para tal, para facilitar sua vida na hora da retirada.

Existem quatro tipos de papel de parede, que são separados de acordo com o método de remoção, e mostraremos a seguir quais são, para que você possa escolher o melhor tipo para você.

Como remover papel de parede removível

É um papel de parede de alta qualidade e que só de puxar uma ponta, ele se solta inteiro, sem rasgar ou deixar vestígios na superfície. Se possível, na hora da compra, opte por esse tipo de papel de parede para não ter trabalho. Normalmente é de uma qualidade superior e, portanto, mais caro.

Como remover papel de parede removível com água

É um papel de parede que precisa ser molhado para que se solte. É necessário embeber o papel de parede, assim como a cola por trás, de modo a amolecer a cola. Com uma espátula, vá retirando aos poucos. Há casos em que, como o papel de parede é um pouco impermeável, a água não o ultrapassará e a cola não amolecerá; para isso, será necessário fazer uns cortes com estilete no papel de parede ou ainda raspar, para que a água possa passar pelo papel e assim possa molhar a cola.

Como remover papel de parede destacável

Esse papel de parede possui duas camadas, uma que ficará colada na parede e outra mais superficial que não entra em contato com a parede. Primeiro retire essa camada mais superficial. Normalmente essa camada é fácil de tirar: é só puxá-la e pronto.

Agora que a segunda camada está exposta, faça o mesmo processo do papel de parede removível com água. Molhe até que a cola amoleça e, com a ajuda de uma espátula, comece a remoção aos poucos.

Como remover papel de parede tradicional

Este papel de parede é o que mais dá trabalho de retirar e é necessário usar um vaporizador ou fazer uma decapagem. Tente não comprar esse tipo de papel de parede para não sofrer depois.

Depois de remover o papel, limpe a parede com água morna e sabão, enxágue e seque com um pano seco, para tirar qualquer resquício e depois aplicar o novo papel.

Muita gente, na hora de comprar um papel de parede, utiliza como métodos de escolha ou a beleza ou a praticidade na hora da limpeza e nunca pensam em como será o método de remoção. Se você conseguiu agregar todos esses itens e gostou da estampa, ótimo! Você conseguiu planejar tudo para facilitar mais para frente.

Os fabricantes já informam no produto qual o método de remoção desses papéis de parede e, para que você não esqueça, faça um caderno colocando o papel de parede e o tipo de remoção ao lado, para quando for preciso retirar esse papel depois de tantos anos que se passaram.

Mas, como já dissemos, é muito difícil aliar todos os pré-requisitos na hora da escolha de um papel de parede, então, se você escolher seu papel somente pela estampa e não sabe qual o tipo de remoção, você precisará fazer testes:

  • Se você puxar uma ponta do papel e ele sair sem rasgar, é um papel de parede removível. Ótimo! Você deu sorte!
  • Se você puxar a ponta do papel e sair uma camada, mas outra ficar colada na parede, é o papel de parede destacável. Sinta-se ainda com sorte.
  • Agora, se você puxar uma ponta e ela rasgar e sair em pedaços minúsculos, é o papel de parede tradicional. Tenha em mente que você terá umas boas horinhas de trabalho.

Se você é uma pessoa que gosta de se programar em tudo, uma boa escolha na hora da compra de um papel de parede é verificar como é o método de retirada dele, mas se você não é tão preocupado com o que virá pela frente, dê mais atenção à estampa e mãos à obra! Depois você pensa em como retirar…

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: