O minimalismo não é considerado propriamente um estilo, ele é considerado um movimento artístico e cultural que uns dizem ter tido seu auge nos Estados Unidos e outros na Rússia no início da década de 60. O que podemos dizer com certeza sobre esse movimento é que ele se iniciou com um quadro feito por um artista russo chamado Kazimir Malevich em 1913: era um quadrado preto pintado no centro de um quadro branco. Esse quadro causou muita polêmica e teve quem o odiasse e quem o amasse.
O minimalismo aflorou no Brasil em 1980 e está presente ainda hoje na decoração de muitos lares.
Um ambiente minimalista pode estar presente em qualquer tipo de decoração, seja ele rústico, barroco, romântico, moderno ou o tipo de decoração que tiver e quiser, pois ele se encaixa em qualquer ambiente, como você poderá ver nesse post.
Conceito de um ambiente minimalista
- Decoração sem muita informação para que possamos sentir o ambiente em que estamos;
- Utilização de poucos materiais em um mesmo ambiente;
- Uso de objetos que são verdadeiras obras de arte;

- Ambiente sem excessos e foco no essencial;
- Simplificar a vida para poder desfrutá-la mais;
- Valorizar a qualidade e não a quantidade;
- Nos permite sentir com clareza o espaço que queremos ocupar, de forma simples e funcional;
- Organização: tudo deve estar em seu devido lugar e a maioria dos objetos guardados para não ficar à vista;
- Refúgio do caos que marca o mundo lá fora.
Materiais e revestimentos de um ambiente minimalista
Os materiais mais utilizados em um ambiente minimalista são a madeira, o vidro, o inox, o espelho, o mármore, o cobre, a pele e o granito.

Para os revestimentos de piso utilizam-se a madeira, o ladrilho natural e pedras. Esses revestimentos não podem ter muita quebra de peça para dar ideia de continuidade. Então dê preferência para peças de dimensões maiores.

Normalmente os materiais são polidos e com brilho glossy.
Não há utilização de muitos padrões e texturas. Geralmente o sofá e o tapete possuem cores mais suaves e lisas.

Móveis e objetos de um ambiente minimalista
Os móveis em um ambiente minimalista são marcados por linhas retas e ortogonais.


Rodapés lisos e planos, sem relevos e sem reentrâncias.
Armários da cozinha são pintados com laca para dar mais brilho e a bancada da cozinha é polida para ser bem brilhante.

- Portas, armários e gavetas sem puxadores. Aqui se utilizam portas de correr ou gavetas de fecho-toque ou ainda puxadores embutidos na marcenaria para não chamar a atenção no ambiente como um todo.
- Como não há muitos objetos em um ambiente minimalista, faça uso de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos como objetos de decoração e que sejam verdadeiras obras de arte.
- As cortinas não são utilizadas para aproveitar o máximo possível a iluminação natural. Mas caso queira algo para bloquear uma iluminação natural que possa atrapalhar por algum motivo, dê preferência para blackouts e rolôs.
- Não coloque muitos quadros nas paredes. Um aqui e outro ali já é o suficiente. Para a moldura, escolha uma que seja verdadeiramente impressionante.
- Tenha em mente que qualquer objeto colocado em um ambiente minimalista não servirá para preencher um espaço e sim porque ele terá uma função ali.
Cores de um ambiente minimalista
As cores predominantes em um ambiente minimalista são o preto e o branco, juntamente com o cinza e tons mais neutros como o castanho e bege, por exemplo.


Iluminação de um ambiente minimalista
O ideal é utilizar a iluminação natural para criar um clima intimista e confortável.
Não utilize pendentes nem luminárias de sobrepor. Dê preferência para luminárias embutidas, que dão ideia de continuidade e deixam o ambiente sóbrio.

Se você gosta de um ambiente que não tenha muita informação e que seja clean, você vai adorar ter um ambiente minimalista. Saiba que não é preciso gastar muito dinheiro para conseguir uma decoração assim assim.
Hoje em dia conseguimos garimpar muitas peças legais por um precinho bem bacana. É só pesquisar e ir atrás. Curta essas dicas e invista no ?Menos é mais?!
Gostou? Deixe seu comentário