4 dicas para evitar que os gatos estraguem a decoração

4 dicas para evitar que os gatos estraguem a decoração

Se você tem gato em casa, sabe muito bem com é difícil conter suas garras afiadas, não é mesmo? Esse bichano é muito arteiro e adora explorar o espaço em que vive. É da natureza dos felinos subir nos móveis, se enrolar nas cortinas e demarcar território. 
 
4 dicas para evitar que os gatos estraguem a decoração

No entanto, em momentos como esses, o gatinho pode arranhar objetos, rasgar tecidos e acabar destruindo tudo que tem a sua volta. E muitas pessoas se perguntam: o que eu posso fazer para evitar esse tipo de situação? 

Veja a seguir 4 dicas para evitar que os gatos estraguem a decoração!

1. Eduque seu bichinho de estimação

O primeiro passo para evitar que o gato estrague a decoração da sua casa, é tentar educá-lo. Os gatos são espertos e tem facilidade para aprender o que os humanos ensinam. Mas, é preciso ter paciência para não colocar tudo a perder.

Para corrigir o comportamento do animal, você precisa aprender a dizer não. Ou seja: sempre que ele estiver fazendo algo que considere errado, falar com um tom de voz firme e repreender a atitude.

4 dicas para evitar que os gatos estraguem a decoração 

Aos poucos ele vai perceber o que pode ou não fazer e certamente vai desistir de arranhar determinadas superfícies. Agora evite brigar com ele quando estiver perto do arranhador, pois ele precisa associar o objeto a momentos de diversão e prazer.

2. Use truques de adestramento

Outra dica para impedir que seu gatinho estrague os móveis e demais artigos de decoração é usar truques simples de adestramento. Use um borrifador com água para inibir ações indesejadas. A água não machuca e ajuda o bichano a fazer associações.

Existem também sprays próprios para educar os felinos. Eles são encontrados facilmente em Pets e em lojas especializadas. Basta aplicar o produto nos lugares que o gato costuma arranhar. Como ele tem um cheiro forte, acaba por repelir o animal.

 4 dicas para evitar que os gatos estraguem a decoração

Como dissemos anteriormente, é preciso ter paciência, pois os gatos são insistentes. Então, você vai precisar reaplicar a spray diversas vezes até que o comportamento inapropriado seja extinto.

3. Invista em arranhadores e brinquedos

Gatos entediados costumam ser agitados e arranham mais. Por isso, você precisa criar formas de proporcionar diversão para os felinos. Comprar brinquedos e arranhadores é uma boa alternativa para que eles não estraguem a decoração.

O ideal é que esses objetos de distração estejam posicionados em lugares estratégicos ou próximos aos móveis que os gatos costumam arranhar com mais frequência. Eles precisam ser firmes e com o tamanho adequado para o manuseio dos felinos.

4 dicas para evitar que os gatos estraguem a decoração 

Vá experimentando alguns modelos e veja quais deles se adéquam ao seu bichinho. Afinal, os gatos são bem seletivos e não é tão fácil agradá-los. São muitas as opções: varinhas, bolas, túneis, labirintos, arranhadores suspensos, mordedores e por aí vai.

4. Corte as unhas do gato sempre que necessário

Manter as unhas do gato bem aparadas pode ajudar e muito a preservar a decoração da sua casa. Por isso, ao perceber que elas estão muito grandes e afiadas, não pense duas vezes: corte-as imediatamente.

4 dicas para evitar que os gatos estraguem a decoração 

Se você não souber a forma certa de fazer isso, leve seu gato no Pet que ele está acostumado a ir e deixe que o trabalho seja feito por um profissional habilitado. Afinal, ele lida com isso todos os dias e utiliza técnicas para evitar ferimentos, dor e traumas. 

Viu como é possível manter a decoração intacta e viver em perfeita harmonia com esse adorável felino? Aproveite as dicas e mantenha tudo na mais perfeita ordem dentro de casa!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário