Como cuidar das finanças da sua loja com planilhas

Como cuidar das finanças da sua loja com planilhas

Não adianta fugir: se você é empresário ou empreendedor, uma hora ou outra você terá que colocar a mão na massa e cuidar das finanças da sua loja.

Muitas pessoas tentam evitar essa tarefa pois, realmente, não é como se ela fosse um hobby agradável. Mas ela precisa ser feita e, mesmo que você tenha ajuda de um escritório para fazer a contabilidade da sua empresa, você precisa ter um mínimo de conhecimento para se certificar de que o serviço está sendo feito da forma correta e que tudo está sob controle.

Sabemos que gerenciar uma loja resulta em bastante correria e vários outros assuntos e problemas a serem resolvidos, mas fizemos uma lista de dicas para você conseguir se dedicar à organização da sua loja, principalmente com a ajuda de planilhas financeiras.

Por que é importante cuidar das finanças da sua loja?


Todo mundo sabe que é importante, mas vamos responder bem objetivamente: se você não controla suas finanças, você não sabe quanto realmente está lucrando e quando está gastando.

Ao planilhar todas as informações relevantes, você consegue perceber padrões que se repetem e notar quando algo sai do gasto esperado. Assim, você consegue analisar com dados reais como está a saúde financeira do seu negócio.

Dê uma chance


Pode parecer chato e assustador, mas você precisa dar uma chance para as planilhas. É importante que você veja tudo isso como uma ferramenta que vai ajudar a controlar melhor tudo o que entra e o que sai do seu caixa, além de enxergar com mais clareza as possibilidades do futuro para sua loja.

Afinal, você precisa sempre perseguir o sucesso!


Reserve um tempo


Não adianta tentar sentar para organizar suas finanças e fazer outras tarefas ao mesmo tempo. Escolha um ambiente tranquilo, onde você vai conseguir se concentrar e garanta que não vai ser interrompido.

Estabeleça um compromisso consigo mesmo e atualize sua planilha financeira todo dia ou, no máximo, toda semana. É importante ter periodicidade para não deixar nenhum dado importante ser esquecido!

Prática leva à perfeição


No começo, é normal que você se confunda ou anote algumas coisas erradas. Não desista por causa disso! Quanto mais você praticar e se dedicar a cuidar das finanças da sua loja, mais familiarizado vai ficar com esse processo todo.

Depois de um tempo, o preenchimento de dados e planilhas será quase automático!

Procure ajuda profissional


Não tem ideia de onde começar? Na internet existem vários modelos de planilhas financeiras e sites bastante didáticos para você começar a explorar esse assunto.

Porém, você também pode buscar ajuda profissional, sendo aconselhada por um contador ou consultor de finanças ou até mesmo contratando um funcionário especializado para lidar com essas questões.

Mas lembre-se: mesmo que você tenha alguém fazendo a contabilidade da sua loja para você, é importante estar a par de tudo o que acontece, afinal, o negócio é seu e você deve acompanhar todos os aspectos dele!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário