Conheça seu produto!

Conheça seu produto!

Os vendedores de loja de decoração e papel de parede são a ponte entre a empresa e consumidor final, eles são os grandes responsáveis em apresentar os produtos e expor suas características, vantagens e benefícios.

Daí surge a necessidade de que esses profissionais, além de serem cordiais e gentis com os clientes, que estejam preparados e munidos de conhecimento técnico sobre o que é vendido na loja para participarem ativamente no processo de escolha dos mesmos.

Selecionamos algumas técnicas de vendas e atendimento que têm sido utilizadas no cotidiano das lojas de decoração e papel de parede, que servem para nortear as ações dos vendedores e garantir maior assertividade. Acompanhe!

Conheça seu produto!
Saiba muito bem o que é vendido em sua loja:


Características dos produtos: são todas as particularidades e atributos de um produto apresentados em detalhes.

Vantagens: mostram como os diferenciais dos produtos podem ajudar um cliente específico.

Benefícios: esse é o grande alvo na hora de fechar uma venda, eles mostram como as características e vantagens dos produtos podem atender as necessidades e trazer soluções para um determinado problema apresentado pelo cliente.

Veja exemplos:

Característica - ?Nosso papel de parede tem um design moderno com diversificação de cores, texturas, temas e maior aderência?.

Vantagem ? ?Além de deixar ambiente mais bonito, proporciona maior agilidade no manuseio e praticidade de aplicação?.

Benefício ? ?Com todas as características e vantagens apresentadas, nosso produto também pode ser aplicado sobre todos os tipos de parede, não havendo necessidade de se preocupar em raspar a superfície na qual será aplicado?.

Esteja preparado para possíveis entraves no fechamento de vendas


Confira algumas situações:

  • Quando o vendedor expõe as características, normalmente o cliente passa a se preocupar com o preço;

  • O que pode ser vantajoso para um, pode não ser para outro cliente específico e quando isso acontece o cliente começará a levantar objeções a respeito do produto;

  • Quando o cliente ficar convencido de que o produto se encaixa naquilo em que estava procurando, ele vai querer negociar preços para efetuar a compra.


conheça seu produto
Em resumo: características trazem preocupações para o cliente, vantagens fazem com que levantem objeções sobre o produto e benefícios os induzem a buscar um acordo com o vendedor.

Dicas para contornar objeções dos clientes



  • Preste atenção, ouça mais e seja objetivo ao falar;

  • Nunca interrompa o cliente quando ele estiver falando;

  • Não se oponha ao cliente, pois ele pode achar que você quer mostrar que ele está errado;

  • Às vezes o cliente não entendeu ao certo como seu produto pode ajudá-lo, por isso tenha paciência e tente passar essa informação de forma diferente;

  • Existem muito clientes desconfiados por aí, então o melhor que você tem a fazer é demonstrar a qualidade e eficiência de seus produtos através de depoimentos de outros clientes e mostrar outros elementos que podem despertar sua confiança;

  • Algo que pode acontecer com certa freqüência é o cliente fazer comparações com os concorrentes. Nessas horas, mostre de forma concreta os benefícios de seus produtos que compensam uma ou outra desvantagem.


Ao contornar objeções jamais confronte o cliente!

Utilize nossas dicas e aumente o conhecimento técnico do que é vendido em sua loja sem complicação.

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