10 coisas que não podem faltar na sua decor!

Fazer a decoração de uma casa ou apartamento, mesmo que seja somente em um ambiente, é muito prazeroso e divertido para a maioria das pessoas. E alguns itens não podem faltar na sua decor, para que você possa aproveitar ao máximo tudo o que a decoração pode proporcionar a qualquer ambiente.

Só uma dica muito importante: não é preciso ter os 10 itens na sua casa se achar que está poluindo demais o visual. Use essas dicas com noção e parcimônia!

#1 - PAPEL DE PAREDE


O papel de parede é um dos itens que não podem faltar no seu décor, pois deixam qualquer ambiente de cara nova, de forma prática, rápida, segura e sem sujeiras.

Use e abuse das diversas estampas, cores e texturas que o papel de parede proporciona, além de facilitar na hora da limpeza e também para não ter que ficar pintando as paredes, o que, convenhamos, dá muito trabalho.

Faça uso também do efeito visual que as estampas do papel de parede trazem para o ambiente. Listras verticais fazem com que o ambiente parece mais alto e listras horizontais deixam o ambiente maior visualmente.

Fique atento somente com o uso dele em cada ambiente, para que assim possa prolongar o tempo de vida útil deles. O papel de parede vinílico é perfeito para ambientes que recebem umidade e sujeira, como banheiros e cozinha. Para os de TNT, tecido e papel, pode ser utilizado em qualquer outro ambiente.

#2 ? ESPELHOS


Os espelhos decoram qualquer ambiente, podem criar um efeito visual e fazer parecer que um ambiente é maior do que realmente é.

Escolha por modelos com detalhes ou lisos, com bisotê ou não. Tudo dependerá do seu gosto e estilo do ambiente que deseja decorar.

Existem também os espelhos decorativos, em formato de algum desenho ou forma geométrica, perfeitos para decorar aquela parede sem graça da sua casa. Veja o post Como usar espelhos decorativos na sua casa para te ajudar a decorar com espelhos.

#3 ? LUMINÁRIAS OU ABAJUR


Esse é um dos itens que não pode faltar no seu décor, pois luzes são sempre necessárias e ter algumas que são verdadeiras obras de arte deixam qualquer ambiente mais elegante.

Para a sala de estar, escolha uma luminária de piso ao lado do sofá ou poltrona, para te auxiliar na leitura. Na sala de jantar, escolha pendentes acima da mesa para decorar o ambiente e ainda assim fazer a correta iluminação. Para os quartos, use pendentes ao lado da cama ou ainda um abajur.

Abuse de suas cores e modelos diferentes para trazer luminosidade e modernidade ao ambiente.

#4 ? ALMOFADAS


Almofadas deixam a sala de estar ou o quarto muito mais aconchegantes e convidativos.

Você mesmo poderá criar as capas para elas ao escolher tecidos do seu agrado ou também já comprá-las prontas. Existem em diversos tamanhos, cores e estampas, para alegrar ou para acalmar, dependendo da cor escolhida.

#5 ? CORTINAS


Cortinas não são só peças decorativas como também tem utilidade. Em dias de muito sol, na sala de estar, ou para dormir mais tranquilamente, nos quartos, as cortinas são indispensáveis e não podem faltar no seu décor.

Existem diversos tipos e cada um com um função diferente. Saiba mais sobre elas aqui no post Tipos de cortina e como utilizar cada uma delas.

#6 ? CARPETES


Carpetes deixam praticamente qualquer ambiente mais aconchegante, seja na sala de estar, sala de jantar, hall e quartos.

Carpetes com fio mais alto são perfeitos para salas de estar e quartos, para trazerem mais conforto. Já os de fio mais baixo são melhores para serem usados em salas de jantar e hall, para não correr o risco de alguém tropeçar e se fizer alguma sujeira, ser mais fácil de limpar.

#7 ? MESAS DE CENTRO OU LATERAL


Mesas de centro ou mesa lateral são ótimas para receber visitas, pois servem de apoio para colocar copos de bebidas, mas servem de apoio para quem mora na casa também, seja para colocar livros e plantas para fazer a decoração do ambiente ou ainda para colocar o telefone ou um abajur.

Só fique atento ao espaço disponível para colocá-los, pois essas mesas precisam de espaço suficiente para circulação em sua volta, para que não seja perigoso alguém tropeçar ou cair.

#8 ? VASOS E PLANTAS


Para trazer frescor ao ambiente, vasos e plantas são itens que não podem faltar no seu décor.

Escolha vasos que tenham a ver com o tamanho que terão as plantas. Se você gosta de plantas grandes e robustas, escolha vasos grandes com rodinhas, para facilitar a limpeza do piso e também para sua locomoção, caso precise ficar no sol de tempos em tempos.

Escolha plantas que vivam melhor em ambiente mais fechados como apartamentos e que não necessitem de tantos cuidados. Veja o post Decoração com folhagens em ambientes fechados para saber quais plantas escolher.

#9 ? QUADROS E PÔSTERES


Para enfeitar uma parede sem vida, coloque quadros e pôsteres, sejam eles com frases de incentivo ou ainda com imagens de algo que goste. Faça uma bela composição de vários quadros na parede e veja como o ambiente ganha vida.

Para conseguir fazer uma composição perfeita, siga as dicas no post Decoração fácil: dicas para composição de quadros.

 

#10 ? PORTA-RETRATOS


Para deixar o ambiente com personalidade, coloque porta-retratos espalhados pela casa, com fotos de lugares que viajou ou de sua família e amigos.

Existem os porta-retratos que você pode colocar em cima de uma mesa lateral, um buffet ou ainda aquelas maiores, que cabem de 5 a 10 fotos, para pendurar na parede e servir também de decoração, além de uma bela recordação.

 

Veja que para conseguir fazer a decoração de sua casa do jeito que sempre quis, você pode utilizar esses itens da maneira que quiser e como quiser! Use a criatividade e as dicas que demos em vários outros posts e mãos-a-obra!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário