A melhor decoração para home theater

Atualmente, a sala de estar ganhou mais atenção e destaque em relação a outros ambientes da casa. Tudo porque se tornou o espaço principal de convivência da família e visitas. Muitas vezes, a sala de estar vira o home theater da casa, ideal para esse tipo de atividade.

Se antes os melhores lugares da casa eram a cozinha ou os quartos, hoje é diferente. Tanto que você pode reparar que, em apartamentos mais antigos, esses ambientes são os maiores e a sala era meio esquecida.

Você pode perceber também que a sala aumentou de tamanho e existe até a opção de tirar um quarto para aumentar essa área. O terraço ou varanda gourmet passaram a ser um complemento para o ambiente, para tornar o home theater ainda maior e mais chamativo.

Por essas e outras razões, nada melhor do que dar uma atenção especial a esse ambiente que acolhe a todos.

Deixe decoração para home theater mais atrativa e funcional:


Você pode tornar sua sala de estar ou um quarto que não terá uso em um home theater. Mas se a ideia é tornar o home theater o local de convivência entre as pessoas, então o melhor é escolher a sala de estar para tal função, pois será maior e integrará melhor as pessoas do que um simples quarto.

Com o home theater, além de poder assistir a seus filmes e séries favoritos, é possível ainda assistir a programação da TV e também jogar vídeo-game com uma resolução de imagem e som muito melhores. Se a sua ideia é utilizar esse ambiente mais como um cinema, precisará deixá-lo mais escuro e, para isso, utilize cortinas blackout que barram totalmente a entrada de luz e que tenha portas para isolar esse ambiente do restante da casa para melhorar sua acústica.

Para melhorar ainda mais a acústica do ambiente, opte por móveis em madeira, tapetes, cortinas, almofadas e gesso nos forros e detalhes, ou seja, em elementos que absorvam mais o som.

O papel de parede para home theater é interessante de ser utilizado, pois além de deixar o ambiente personalizado, com a estampa e cor que quiser, ainda ajuda na melhoria da acústica. Veja algumas dicas para te ajudar a escolher o melhor papel de parede para home theater:

- Se o ambiente é grande, é possível optar por cores mais escuras. Além disso, a cor escura destaca o mobiliário de um ambiente grande. Mas se o home theater for pequeno, melhor fazer o contrário e escolher cores mais claras.

                - Para aumentar o tamanho de um ambiente, faça uso de listras horizontais na estampa do papel de parede para home theater. Mas se o pé-direito é pequeno, abuse de listras verticais para criar um efeito visual de que o ambiente é mais alto.

                - Home theater pequenos pedem desenhos menores para não poluir o ambiente e dar a sensação de amplitude no espaço.

                - Se você quer seguir algum estilo para seu home theater, dê uma olhada em nossos posts:

- Utilize cores quentes para trazer aconchego ao ambiente. Invista em cores como o vermelho, laranja, marrom e azul marinho.

- Coloque um painel por trás da televisão, para que assim os fios fiquem escondidos por dentro desse painel e deixe o ambiente limpo.

- Se quiser, aposte em uma lareira ecológica, que não soltará fuligem e nem deixará fumaça no ambiente.

- Se a ideia é não ousar, combine as cores dos móveis com os aparelhos eletrônicos.

- Tenha um armário com portas para guardar CDs e DVDs, para que não juntem pó e fiquem organizados.

- Para a distância entre a TV e as pessoas sentadas, veja como assistir confortavelmente:

- TV 32?: entre 1m e 1,5m.

- TV 42?: entre 1,2m e 2m

- TV 50?: entre 1,5m e 2,3m

- TV 60?: entre 1,8m e 2,8m

- Ao instalar a televisão, não a coloque voltada de frente para uma janela, pois a iluminação vai ofuscar a visão de quem assiste.

- Para uma boa iluminação, opte por iluminação com dimmer para poder escolher a intensidade da luz, balisadores, dicróicas em pontos estratégicos ou abajures.

- Opte por sofás confortáveis, que inclinem e que sejam retráteis, além de escolher um tecido de fácil limpeza. Se quiser mais conforto, escolha uma chaise ou ainda pufes, para que possa deitar e ficar confortável.

- Faça bom uso dos equipamentos existentes para home theater. Dê preferência para o sistema 5:1, que possui um sistema integrado de DVD/ blu-ray, receiver e caixas acústicas com 2 surrounds, pelo menos. Mas se sua área para home theater for grande, opte por um sistema maior. Converse com uma empresa especializada e tire todas as suas dúvidas.

Nada melhor do que ter uma decoração para home theater aconchegante e do jeito que sempre sonhou. Aproveite e bom filme!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário