O que é um ambiente minimalista?

O minimalismo não é considerado propriamente um estilo, ele é considerado um movimento artístico e cultural que uns dizem ter tido seu auge nos Estados Unidos e outros na Rússia no início da década de 60. O que podemos dizer com certeza sobre esse movimento é que ele se iniciou com um quadro feito por um artista russo chamado Kazimir Malevich em 1913: era um quadrado preto pintado no centro de um quadro branco. Esse quadro causou muita polêmica e teve quem o odiasse e quem o amasse.

decoração minimalista

O minimalismo aflorou no Brasil em 1980 e está presente ainda hoje na decoração de muitos lares.

Um ambiente minimalista pode estar presente em qualquer tipo de decoração, seja ele rústico, barroco, romântico, moderno ou o tipo de decoração que tiver e quiser, pois ele se encaixa em qualquer ambiente, como você poderá ver nesse post.

Conceito de um ambiente minimalista



  • Decoração sem muita informação para que possamos sentir o ambiente em que estamos;



  • Utilização de poucos materiais em um mesmo ambiente;



  • Uso de objetos que são verdadeiras obras de arte;




  • Ambiente sem excessos e foco no essencial;



  • Simplificar a vida para poder desfrutá-la mais;



  • Valorizar a qualidade e não a quantidade;



  • Nos permite sentir com clareza o espaço que queremos ocupar, de forma simples e funcional;



  • Organização: tudo deve estar em seu devido lugar e a maioria dos objetos guardados para não ficar à vista;



  • Refúgio do caos que marca o mundo lá fora.


Materiais e revestimentos de um ambiente minimalista


Os materiais mais utilizados em um ambiente minimalista são a madeira, o vidro, o inox, o espelho, o mármore, o cobre, a pele e o granito.

Para os revestimentos de piso utilizam-se a madeira, o ladrilho natural e pedras. Esses revestimentos não podem ter muita quebra de peça para dar ideia de continuidade. Então dê preferência para peças de dimensões maiores.

Normalmente os materiais são polidos e com brilho glossy.

Não há utilização de muitos padrões e texturas. Geralmente o sofá e o tapete possuem cores mais suaves e lisas.


Móveis e objetos de um ambiente minimalista


Os móveis em um ambiente minimalista são marcados por linhas retas e ortogonais.

As janelas são lisas e sem peitoril: começam no piso.
Rodapés lisos e planos, sem relevos e sem reentrâncias.

Armários da cozinha são pintados com laca para dar mais brilho e a bancada da cozinha é polida para ser bem brilhante.



  • Portas, armários e gavetas sem puxadores. Aqui se utilizam portas de correr ou gavetas de fecho-toque ou ainda puxadores embutidos na marcenaria para não chamar a atenção no ambiente como um todo.



  • Como não há muitos objetos em um ambiente minimalista, faça uso de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos como objetos de decoração e que sejam verdadeiras obras de arte.



  • As cortinas não são utilizadas para aproveitar o máximo possível a iluminação natural. Mas caso queira algo para bloquear uma iluminação natural que possa atrapalhar por algum motivo, dê preferência para blackouts e rolôs.



  • Não coloque muitos quadros nas paredes. Um aqui e outro ali já é o suficiente. Para a moldura, escolha uma que seja verdadeiramente impressionante.



  • Tenha em mente que qualquer objeto colocado em um ambiente minimalista não servirá para preencher um espaço e sim porque ele terá uma função ali.


Cores de um ambiente minimalista


As cores predominantes em um ambiente minimalista são o preto e o branco, juntamente com o cinza e tons mais neutros como o castanho e bege, por exemplo.


Iluminação de um ambiente minimalista


O ideal é utilizar a iluminação natural para criar um clima intimista e confortável.

Não utilize pendentes nem luminárias de sobrepor. Dê preferência para luminárias embutidas, que dão ideia de continuidade e deixam o ambiente sóbrio.

Se você gosta de um ambiente que não tenha muita informação e que seja clean, você vai adorar ter um ambiente minimalista. Saiba que não é preciso gastar muito dinheiro para conseguir uma decoração assim assim.

Hoje em dia conseguimos garimpar muitas peças legais por um precinho bem bacana. É só pesquisar e ir atrás. Curta essas dicas e invista no ?Menos é mais?!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário