Aprenda a decorar cômodos pequenos gastando pouco

Como atualmente as pessoas estão procurando apartamentos para morar e não mais casas, por conta de maior segurança, e esses apartamentos estão cada vez menores, os ambientes também ficaram pequenos. A parte boa dessa diminuição dos lares é que você não gastará tanto para decorar sua casa se comparar com um apartamento grande.

Você pode fazer móveis planejados, colocar objetos de decoração e papéis de parede, por exemplo, que tudo será mais barato porque a área dos ambientes será pequena.

Saiba como decorar cômodos pequenos gastando pouco e arrase na decoração.


A vantagem de fazer a decoração de um ambiente pequeno é que você conseguirá deixar o espaço mais prático e funcional, além de aconchegante e elegante.

Planeje


Para decorar cômodos pequenos gastando pouco, você deve fazer um planejamento e colocar no papel tudo o que precisa ser feito em cada ambiente e depois fazer os orçamentos para saber se cabe ou não no seu bolso.

Caso você queira fazer muitas alterações na sua casa, mas não tem dinheiro suficiente para isso, priorize o que não dá para deixar para depois.

Tire as medidas


Para economizar na decoração da sua casa, você mesmo pode tirar as medidas de todos os ambientes para facilitar na hora de decorar.

Anote tudo em um papel e não se esqueça de indicar onde ficam as portas e as janelas, para ficar mais fazer de pensar no seu projeto como um todo. Leve esse papel para todos os lugares que você for, seja em lojas de decoração ou de material de construção.

Escolha as cores


Pode ser bem difícil escolher as cores que você quer para os ambientes da sua casa, mas para decorar os cômodos pequenos gastando pouco, saiba que as tintas de cores mais vibrantes são sempre mais caras do que as claras, como o branco, por exemplo.

Então se a ideia é você economizar, o branco é uma ótima escolha, pois além de você gastar menos, o branco deixa o ambiente mais claro e amplo.

Para trazer cor para um ambiente com paredes brancas e não deixar o ambiente frio demais, abuse de objetos coloridos como tapetes, cortinas e almofadas ou ainda algum móvel como o sofá ou a poltrona.

Uma ideia ótima para economizar é escolher papéis de parede para enfeitar uma parede da casa. Como o ambiente é pequeno, a parede também será pequena e não gastará muito para deixar o cômodo bonito em questão de pouco tempo, além de não fazer sujeira alguma.


Escolha os móveis


A dica mais importante para decorar cômodos pequenos gastando pouco é escolher móveis que tenham dupla função, para que assim você gaste somente uma vez com algo que servirá para várias coisas.

Pufes com baú são ideais para ambientes pequenos, pois além de conseguir deixar as visitas sentadas confortavelmente, você ainda poderá guardar tudo o que desejar dentro desse pufe. O mesmo vale para a cama box, em que você poderá guardar tudo o que for volumoso, como roupas de cama e banho.

Procure por móveis que você saiba que não vai enjoar, então não escolha móveis que sejam muito característicos de um estilo, pois se você quiser mudar o estilo de um ambiente, não haverá problema em utilizar esse móvel e portanto economizará. Escolha também móveis com cores mais neutras, para não cansar a vista e com o tempo querer trocar.


Escolha os objetos de decoração


Os objetos de decoração fazem toda a diferença na decoração geral dos ambientes e dependendo do objeto, ele não será tão caro.

Abuse de quadros coloridos, vasos elegantes para colocar flores e trazer frescor ao ambiente, pilha de livros com temas interessantes, tapetes e almofadas. São itens baratos e que farão a diferença no espaço.

Não é difícil gastar pouco ao fazer a decoração de um cômodo pequeno.  É só saber algumas dicas como as que demos aqui para que você economize e arrase na decoração!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário