Aprenda a misturar decoração rústica e moderna

Muitos são os estilos existentes na decoração e cada um deles tem características específicas e deixam sua casa com um visual bem marcante.

Já falamos sobre vários estilos, como o romântico, o barroco, o étnico, o contemporâneo, o minimalista, o rústico, a escandinava, o retro e o vintage e hoje falaremos sobre a mistura da decoração rústica e moderna. São dois estilos considerados antagônicos, mas que se colocados em um mesmo cômodo da maneira correta, deixará qualquer ambiente aconchegante e leve.

Primeiramente vamos entender resumidamente como é cada estilo, para que assim seja mais fácil você harmonizar a decoração rústica e moderna.

Decoração rústica



  • A decoração rústica é marcada pela presença de elementos voltados para a natureza, como a madeira, o vime e a pedra.

  • Aqui predominam as cores mais escuras, como os tons terrosos, para trazer conforto ao ambiente.

  • Como esse é um estilo que preza o conforto, faça uso de mantas, almofadas e carpetes, com estampas de animais ou não.

  • Para o piso, vá de madeira.


Decoração moderna



  • Já a decoração moderna é marcada por móveis mais leves, de vidro ou alumínio e também por peças de design.

  • Na decoração moderna utiliza-se mais a cor branca, para trazer ainda mais leveza aos ambientes.

  • O ambiente moderno é clean e não possui muitos objetos de decoração.

  • Nos pisos utiliza-se bastante o porcelanato ou a cerâmica de cores claras.


Como misturar decoração rústica e moderna


A decoração rústica traz o conforto e o aconchego para os ambientes e harmoniza com a decoração moderna que é mais leve e simples.

A decoração rústica remete ao campo, já a decoração moderna, mais para a cidade, mas nada impede que as duas estejam juntas tanto no campo quanto na zona urbana.

Se o ambiente que você já decorou é mais moderno e quer trazer mais conforto, opte por colocar flores e utilizar móveis de madeira, para trazer o rústico para o ambiente.

Como um ambiente rústico é marcado por móveis mais pesados, não abuse desses móveis se quiser unir a decoração rústica e moderna ao mesmo tempo, já que a decoração moderna pede móveis mais leves. Faça um contrabalanço entre os estilos, de modo que um não sobrecarregue o outro.

Para fazer uma decoração rústica e moderna ao mesmo tempo, se você quiser utilizar revestimento para o piso ou parede de uma forma mais rústica com o uso de pedras ou madeira de demolição, utilize móveis mais modernos no ambiente, de cores neutras e desenho simples e leve.

Mas se quer utilizar o branco para revestimentos, opte por utilizar móveis rústicos, como as de madeira e ferro.

Você pode misturar a decoração rústica e moderna com o uso de objetos de decoração com materiais característicos de cada estilo.

Existem hoje em lojas de decoração, móveis que misturam os dois estilos, com design simples típico da decoração moderna e feitos com materiais que remetem ao rústico, como o couro e a madeira.

O legal de mesclar a decoração rústica e moderna é que a moderna, como faz uso do branco, pode trazer um ar de frieza e impessoalidade para o ambiente se utilizado em demasia e a decoração rústica fará totalmente o contrário.

Agora que você já sabe que não precisa ter um ambiente somente com um estilo de decoração, faça bom uso da harmonização da decoração rústica e moderna e deixe sua casa aconchegante de uma forma simples!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário