Como criar uma decoração escura sem exageros?

Fazer uma decoração escura é um grande desafio, mas é possível sim criar um espaço  extremamente charmoso e sofisticado em casa.

Se você deseja adotar esse novo estilo só precisa ficar atento a pequenos detalhes para não exagerar e deixar o ambiente carregado demais.


Confira a seguir algumas dicas para fazer uma decoração escura em casa e ficar feliz com o resultado!

Paredes


O modo mais simples de transformar um cômodo sem dúvida é através da mudança de coloração das paredes. 

Além de ser prático e de fácil aplicação, você pode repintar quantas vezes quiser, se assim preferir.



Se a intenção for fazer uma decoração escura, você pode escolher um papel de parede para cobrir uma ou mais paredes da sua casa.

Uma boa aposta são os tons de marrom, verde musgo, azul marinho ou cores mais ousadas como o bordô ou berinjela.


Objetos decorativos


Se você quiser trazer um pouco de vida a decoração escura, é possível criar um efeito contrastante com objetos em cores vibrantes.

Se este for seu estilo ou você estiver nessa pegada, realmente dá para fazer muitas coisas interessantes sem cometer exageros.



Por exemplo, se você optar pela cor da parede cinza o azul marinho, você pode compor o ambiente com tapetes, luminárias e peças de arte em tons chamativos.

Para quebrar um pouco a predominância do cinza no espaço, o lilás e amarelo caem perfeitamente bem. A combinação de verde e azul também fica incrível!

Móveis


Já falamos que você pode incluir alguns objetos em cores mais intensas em uma decoração escura sem problema algum.

Mas quando a intenção é deixar pelo menos uma parede com um tom mais discreto e investir em móveis escuros para o cômodo?

Bem, você pode escolher um papel de parede listrado com fundo branco ou bege e compor o restante do espaço com móveis em tonalidades escuras.



Mesas de jantar no azul marinho, marrom queimado ou preto conferem ao ambiente um toque a mais de elegância.

No quarto, o guarda-roupa e o revestimento da cama em tonalidade profunda pode ganhar um lugar de destaque!

Iluminação


Para não criar um clima muito pesado com uma decoração escura, você precisa se preocupar com a iluminação do cômodo que será transformado.

Ou seja: fazer um bom projeto de iluminação para não sobrecarregar o ambiente e deixá-lo desconfortável para você, sua família e seus convidados.



Aqui tanto a luz natural quanto a luz artificial são essenciais para que as cores escuras sejam bem aproveitadas e funcionem perfeitamente no interior da casa.

Por meio da iluminação você pode conseguir suavizar o tom forte de uma parede, direcionar pontos de luz para objetos de destaque e muito mais.

Bem, você viu que não é nenhum bicho de sete cabeças criar uma decoração escura para sua casa, não é mesmo? 

Principalmente se você não abre mão de ter um espaço intimista e mega sofisticado!

Mas é importante escolher com cuidado as cores que serão aplicadas e ficar atento a todos os detalhes envolvidos na decoração.

Com um bom projeto em mãos o ambiente vai ficar lindo e muito charmoso, pode apostar!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário