Como decorar com tons pastéis sem deixar o cômodo apagado

As preferências por cores na decoração é algo muito pessoal. Tem quem goste de cores alegres e vibrantes, mas têm outras que preferem cores sóbrias e neutras. E se você não gosta nem de uma nem de outra? Existe a possibilidade de decorar com tons pastéis.

Os tons pastéis são considerados cores neutras, mas que têm mais vida do que o preto, o branco, o marrom e o cinza, por exemplo. Então se você quer dar uma repaginada em algum ambiente, saiba como decorar com tons pastéis sem deixar o cômodo apagado.

As cores em tom pastel têm maior quantidade de branco e por isso tem menor intensidade de cor e também pouco brilho, mas é possível criar um ambiente ainda assim com personalidade.

Uso variado de cores em tom pastel

Para decorar com tons pastéis vale usar várias cores diferentes para um mesmo ambiente.

Para que o visual não fique poluído, o ideal é que as paredes sejam brancas ou de preferência, claras e de uma cor só. 
00_decorar_com_tons_pasteis
 
Mas se quiser ousar, use várias cores de tom pastel e veja o resultado.
01_decorar_com_tons_pasteis
 
Use os tons pastéis em móveis como sofá ou poltrona, em objetos de decoração como almofadas, mantas, tapetes, vasos e luminárias.
O ambiente ficará delicado e trará conforto e relaxamento.

Uso de tom sobre tom

02_decorar_com_tons_pasteis

 Eleja uma cor para que você possa trabalhar no ambiente e depois decore tudo o que puder com diferentes tonalidades da cor escolhida.
O resultado ficará harmônico se houver contraste entre essas diferentes variações, pois caso contrário, o ambiente se tornará sem graça e impessoal.
Como o ambiente todo será de somente uma cor, é possível escolher objetos com cores diferentes para que haja contraste e deixar o cômodo mais interessante.

Trabalhe com texturas

03_decorar_com_tons_pasteis 
 
Sempre que se trabalha com texturas variadas em um mesmo ambiente, ele se torna mais dinâmico, ousado e elegante.
03a_decorar_com_tons_pasteis
 
Combine um móvel de madeira com estofado em tom pastel ou ainda, couro, pedras, concreto e tijolo aparente.

Combinação de preto e branco com tons pastéis

04_decorar_com_tons_pasteis
 
Uma maneira muito elegante de decorar com tons pastéis é utilizar o preto e o branco juntamente com os tons pastéis, já que são cores versáteis e combinam com qualquer cor ou tom.

Faça bom uso dos tons pastéis na decoração da sua casa e veja como qualquer ambiente poderá se tornar mais romântico, delicado ou moderno, dependendo das cores que escolherá para fazer a composição.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário