Como usar espelhos decorativos na sua casa

Quem nunca usou a dica de colocar um espelho para aumentar o tamanho de um ambiente e criar um efeito elegante na sua casa? No post de hoje, vamos te ensinar a usar espelhos decorativos para deixar seu cômodo com cara de capa de revista!

 
Essa prática é muito utilizada por arquitetos e designers de interiores para dar a ilusão de amplitude em um determinado espaço. Mas você também pode tirar proveito desse objeto e melhorar a decoração da sua casa. Aqui seguem algumas dicas essenciais para escolher o tamanho e local onde será colocado o espelho:

  • Veja o que esse espelho refletirá, para que o local não fique carregado de informação;

  • Tente refletir móveis, para que estes apareçam maiores ou em duplicidade e façam o ambiente parecer maior;

  • Cuidado ao colocar espelhos demais no ambiente e fique atento para que não haja reflexão de outro espelho. Informação demais cansa com o passar do tempo;

  • Tente não refletir paredes com cores intensas e escuras, pois essas cores tendem a diminuir o espaço do ambiente, mas isso só vale se o espaço for pequeno;

  • Utilize iluminação próxima ao espelho para amplificar o efeito e trazer luminosidade para o ambiente.


Agora que você já sabe onde colocar seu espelho, veja como ganhar proveito em cada ambiente:

Espelho na sala de estar


O espelho, na sala de estar, pode ser colocado como um painel ou como quadros, mas tente não colocá-lo junto ao rack da televisão, pois o espelho refletirá você juntamente com a imagem do televisor, o que deixará o espaço conturbado, cheio de informação e lhe cansará a vista.


Espelho na sala de jantar


O legal nesse ambiente é poder aumentar o tamanho da mesa, somente encostando-a no espelho e que poderá ser colocado em uma parede inteira da região onde ficará essa mesa.

Uma outra alternativa nesse ambiente é fazer uma mescla de papel de parede com espelho na mesma parede e criar um efeito moderno e aconchegante.


Espelho no quarto


Coloque um espelho decorativo de modo a refletir a cama e parecer que ela é maior e também para favorecer a iluminação do ambiente.


Espelho no banheiro


Aqui é o local onde sempre vai haver um espelho, seja grande ou pequeno. Então é interessante utilizar um espelho com o intuito de ampliar o espaço, pois normalmente os banheiros são pequenos. Opte por um espelho do piso até o teto, de preferência na parede toda ou da largura da bancada.


Espelho no closet


Caso você queira encher seu closet com armários e ainda assim precisa de um espelho para se trocar e maquiar, coloque espelhos nas portas dos armários, pois assim o closet parecerá maior e ainda poderá ter um espelho amplo, que vai do piso até o teto.


Espelhos como quadro e escultura


Além da utilidade dos espelhos em aumentar um ambiente, podemos também utilizá-lo como objeto de decoração, com diferentes tipos de molduras e acabamentos.

Podemos combinar as molduras com as cores dos papéis de parede e também dos móveis, e até com o estilo do seu ambiente:

  
Podemos também fazer uma composição de espelhos, como se fossem quadros:

E também utilizá-las como escultura, para decorar o ambiente:

  
 

Coloque um espelho aqui e outro ali e veja como seu cantinho vai ficar muito mais elegante e com cara de profissional!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário