Estilo contemporâneo na decoração

Esse estilo é caracterizado como moderno e clean, já que este tipo de decoração remonta aos tempos mais atuais, ou seja, desde a segunda metade do século XX até hoje. Ele só não é mais clean que o estilo minimalista, mas ainda assim possui a mesma funcionalidade e serenidade, presente no minimalismo.

Pessoas que não gostam de muitos adornos e enfeites costumam gostar e seguir com frequência esse estilo, pela sua simplicidade e praticidade, que prezam mais a qualidade do que a quantidade.

 decoração

CORES E OBJETOS DE DECORAÇÃO


Nesse jeito clean de ser, o estilo contemporâneo aposta em cores mais sóbrias, com pitadas de cores fortes em algum objeto de decoração, como almofadas, vasos, quadros ou abajures. Ou pode também ser ao contrário, com cores mais sóbrias nos itens de decoração e cores mais fortes nas paredes, por exemplo.

As cores que predominam são o preto, o branco, o cinza, o creme, o off-white, o azul acinzentado e os tons pastel. Essas cores harmonizam com cores mais quentes, como lilás, laranja, vermelho, roxo e amarelo. Veja o post ?Harmonização de cores na decoração?, onde ensinamos como combinar as cores na decoração de qualquer ambiente que quiser.

Utilize papéis de parede nesses tons que não terá como errar na hora de seguir esse estilo!

decoração
 

decoração decoração

MÓVEIS


O mobiliário em geral é liso, sem texturas, baixo, quase rente ao chão e espaçoso. Os materiais mais utilizados são o vidro, madeira, aço e pedras em geral, como granito e mármore.
Os sofás, cadeiras e poltronas são mais corpulentos, com braços, encostos e assentos maiores e mais confortáveis. Possuem linhas ortogonais e desenho mais limpo.

Os tecidos mais utilizados para esses mobiliários são a seda, algodão, flanela, juta, lã e corda.

decoração

ILUMINAÇÃO


Aqui se destaca o uso de iluminação natural de dia, com janelas grandes e vidros lisos. Mas como não conseguimos sobreviver somente com a luz natural, precisamos fazer uso de luminárias e abajures, em um estilo bem básico e sutil. Elas podem ser destacadas com cores fortes em meio à sobriedade de um ambiente contemporâneo.

decoração decoração decoração

TAPETES E CORTINAS


Os tapetes não são rebuscados e fazem uso de padrões geométricos e cores sóbrias, além de poderem ser mais descolados.

Já as cortinas possuem tecidos leves e esvoaçantes e com varão de estrutura simples.

decoração
Inspire-se e deixe o ambiente com sua cara!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário