Saiba como usar pratos decorativos na cozinha ou na copa

Com certeza, na casa de algum amigo ou algum parente, você já deve ter visto este tipo de adorno: pratos decorativos pendurados na parede.
 
Pode parecer uma coisa antiquada, mas cada vez mais pessoas de várias faixas etárias estão aderindo à moda dos pratos pendurados em alguma parede da casa.
 
É um costume antigo que retornou com força total e deixa o ambiente com um toque super personalizado, com carinha de casa de vó.
 
Os lugares mais comuns para se usar pratos decorativos são na parede da cozinha, copa ou sala de jantar.
 
A moda foi repaginada e hoje em dia é possível encontrar pratos com pinturas, estampas e texturas incríveis, super coloridos e cheios de estilo!
 

Quer saber como usar pratos decorativos na sua casa? Veja algumas dicas!

Saiba como usar pratos decorativos na cozinha ou na copa

Faça uma composição

Pense em como combinar cores, formatos e estampas diferentes para criar uma composição cheia de personalidade. Combine tons, cores ou formatos!
 
Se facilitar, escolha um tema para o painel, como, por exemplo, diferentes flores em cores e estilos de pintura diferentes. Ou então desenhos variados utilizando os mesmos tons.
 
Saiba como usar pratos decorativos na cozinha ou na copa
 
 
Uma tendência bastante em alta é o uso de pratos decorativos amontoados, com bordas chegando a ficar em cima de outras. Vale testar e deixar a imaginação voar!
 
Saiba como usar pratos decorativos na cozinha ou na copa
 

Teste no chão antes de fazer os furos na parede

Claro que, antes de furar sua parede, você deve montar toda a composição dos pratos decorativos na horizontal para avaliar se a disposição está boa e harmoniosa.
 
Assim, você evita fazer furos à toa para reajustar o painel de pratos na parede.
 

Escolha um lugar seguro para pendurar os pratos

Pratos decorativos ficam mais seguros em locais onde não correm o risco de alguém esbarrar neles. Por isso, prefira utilizar paredes com cômodas, buffets, mesas ou sofás encostados e por aí vai...
 
Se o único lugar possível for numa parede de circulação livre, pendure os pratos o mais alto possível para evitar acidentes.
 
Saiba como usar pratos decorativos na cozinha ou na copa
 

Harmonize com a cor do ambiente

Se você tem papel de parede ou sua parede é colorida num tom muito forte, talvez você pense que usar pratos decorativos vai deixar o ambiente poluído.
 
Porém, existem formas de harmonizar as cores e estampas para conseguir utilizar mais de um elemento de decoração na sua casa.
 
Por exemplo, se você tem um papel de parede com estampa muito pesada e chamativa, crie um painel com pratos pendurados que sejam todos da mesma cor. Apenas de formatos e texturas diferentes, mas sem nenhum desenho.
 
Saiba como usar pratos decorativos na cozinha ou na copa
 
Ou, se você tem uma parede lisa numa cor forte, utilize o truque das molduras e crie um painel com os pratos pendurados dentro de molduras brancas vazias, por exemplo. Assim, seus pratos decorativos terão total destaque no ambiente!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário