Dicas para combinar o piso com o papel de parede

Dicas para combinar o piso com o papel de parede

Decorar um ambiente com papel de parede é fácil e você mesmo pode fazer.

Se você não tem a ajuda de um arquiteto, é necessário pesquisar e se informar sobre como combinar todos os itens de decoração, principalmente piso e papel de parede, a fim de deixar tudo mais harmônico.

Por isso, para te ajudar, vamos dar dicas de como combinar o piso com o papel de parede e deixar qualquer ambiente mais sofisticado e convidativo:


Primeiramente, pense no que você quer para o ambiente: aconchego? Amplitude? Sofisticação?

Ambientes grandes podem ter cores contrastantes, já em um ambiente pequeno melhor usar cores mais claras para trazer o efeito visual de um ambiente maior do que na realidade ele é.

Por isso, escolha um revestimento de piso de cor neutra que combine com um papel de parede também de cor mais suave, se o ambiente for pequeno. Para ambientes maiores, escolha um piso mais escuro e um papel de parede mais colorido, por exemplo. Lembre-se que o contraste valoriza o ambiente e traz personalidade.

Cuidado ao escolher textura no piso e estampa na parede, pois poderá causar uma poluição visual e se cansará com o passar do tempo. Como revestimentos de piso e de parede não são trocados periodicamente, é preciso escolher sabiamente e fazer a perfeita combinação.

Para isso, melhor utilizar um piso sem textura e aproveitar as texturas e estampas no papel de parede, para trazer mais dinamismo ao ambiente e tirá-lo da monotonia. Para valorizar as texturas e estampas, trabalhe com a iluminação voltada para as paredes.

Já falamos diversas vezes que as cores ajudam na ilusão de ótica. Para combinar piso com papel de parede, atente-se que cores mais claras tendem a aumentar um ambiente e cores escuras, a diminuir. Se a ideia é utilizar um papel de parede de cor escura, opte por um piso de cor clara, mas se você escolheu ou já tem um piso de madeira, escolha um papel de parede de cor clara.

Se a ideia é trazer continuidade, use a mesma cor para o piso e para a parede, mas nesse caso dê preferência para ambientes maiores.

Para combinar piso com o papel de parede, existem inúmeros tipos de revestimentos para piso, como o porcenalato, a cerâmica, o mármore, o laminado e o piso de madeira. Com certeza haverá algum que combinará com o papel de parede que mais lhe agradou.

Siga nossas dicas, faça a combinação que mais lhe agrada e deixe sua casa mais elegante e charmosa!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário