4 dicas para evitar bolhas no papel de parede

O papel de parede é um ótimo aliado da decoração, pois é capaz de mudar completamente um ambiente. É mais econômico do que uma reforma e ainda gera menos resíduo e sujeira. Por outro lado, apesar de parecer simples, a colocação dá um pouco de trabalho e é difícil evitar bolhas no papel de parede. 

Mesmo assim muitas pessoas se arriscam a colocá-lo sozinhas. Se esse é o seu caso, aproveite que este conteúdo vai te ajudar. 
 
evitar bolhas no papel de parede
 

Como evitar bolhas no papel de parede durante a aplicação

1.Cuidados com a parede antes da aplicação

Alguns fatores são propícios para o aparecimento de bolhas. Grande parte está relacionado com a área que receberá o papel e podem ser evitados. A parede deve estar limpa e bem seca. Papel parede e umidade não combinam, por isso hoje existem materiais próprios para ambientes como cozinha e banheiro, como o vinil e o impermeável. 
Verifique s a parede não apresenta imperfeições. A área deve estar lisa, sem ondulações e imperfeições.
 

2.Prepare o material

Antes de começar a aplicação, certifique-se de quem tem ao seu alcance, tudo que será necessários, como estilete, cadeira, escada, a cola e, de preferência, um ajudante. 
Corte o papel de parede, em partes para ir colando aos poucos. Colar o papel de parede de uma vez vai formar bolhas com certeza. Sempre siga uma medida um pouco maior do que o necessário, depois corte o excesso. 

3.Comece a aplicação com cautela

A aplicação deve ser feita do teto para baixo. Use um pano seco para ir esticando o papel de parede com calma e aos poucos. À medida que estica o papel, passe o pano, isso vai evitar a formação das bolhas. Os acabamentos finais podem ser feitos com uma espátula. 

 
4.Corrija as imperfeições

Mesmo que você tenha tomado todo o cuidado, ainda assim pequenas bolhas ou imperfeições podem aparecer. Não se preocupe, é possível corrigi-las. Você vai precisar dos seguintes itens:
  • Ferro de passar roupas; 
  • Extensão elétrica ou uma tomada próxima;
  • Pano úmido com água fria;
  • Espátula. 
Certifique-se de que não há água no ferro. Ligue-o na menor temperatura e não use o vapor. Se for necessário use a extensão, o ferro deve alcançar a área com bolhas. 
Posicione o pano úmido na área enrugada. Em seguida passe o ferro e cima do pano. Vá conferindo que a cola amoleceu. Repita esse procedimento até a cola amolecer. Deslize o papel para ajeitar a cola, quando ela estiver suficientemente mole. Se necessário use a espátula para empurrar a cola. 

Em seguida passe o ferro diretamente no papel de parede, por cerca de 30 segundos, até fixá-lo. Espere a área secar. 
 
Durante a aplicação, o papel ficou muito enrugado ou com muitas bolhas? Nesse caso, é melhor retirá-lo e aplicar novamente. Para evitar que isso aconteça, o recomendado é contar com o auxílio de um profissional. 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário